O dia 10 de outubro, em que se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, teve este ano, como tema proposto pela OMS - Organização Mundial da Saúde: A Saúde Mental é um Direito Universal. O ISEC Lisboa assinalou esta efeméride com um conjunto de ações, sob a responsabilidade do Gabinete de Apoio Psicológico (GAP) e do Gabinete de Recursos Humanos (GRH), que visaram sensibilizar, refletir e fomentar a educação e a literacia em saúde mental, bem como contribuir para a desconstrução de mitos e preconceitos, com o objetivo de esclarecer e combater o estigma ainda associado à questão da saúde mental entre estudantes, docentes e não docentes.

A manhã começou com uma aula que trouxe música e movimento ao campus académico, juntando alunos numa interação jovial,  sporty e dinâmica. A iniciativa Mente Sã em Corpo São contou com o apoio do ginásio "SOLINCA Light - Alvalade" e consistiu numa aula de Body Combat e Treino Funcional, realizada no jardim do Campus, com o objetivo de alertar para os riscos de um estilo de vida sedentário e de salientar os benefícios da atividade física para a saúde mental e o bem estar geral, sobretudo no combate ao stress e na prevenção das perturbações do humor e da ansiedade.

Seguiu-se a palestra presencial, Ser Diferente é... , com a Dra. Ana Maria Medeiros, coordenadora do GAP e psicóloga, que reuniu dezenas de estudantes no My Campus. O encontro contou com a participação de várias turmas e alguns professores. Para lançar o debate e a reflexão, começou-se pela visualização do vídeo: Two Strangers Who Meet Five Times, do realizador independente Marcus Markou, e teve como principal objetivo promover uma partilha de pontos de vista e experiências em torno do tema, por forma a tocar nos aspetos da aculturação, dos estereótipos negativos, dos preconceitos, da discriminação, do bullying, dos direitos fundamentais e do direito à diferença e do seu impacto na saúde mental, em particular no trauma, na depressão, ansiedade e suicídio. 

Da discussão resultaram alguns insights importantes salientados pelos estudantes: Ser diferente não é algo absoluto, é sempre relativo a algo com o qual somos comparados; Todos somos simultaneamente diferentes pelas idiossincrasias da personalidade de cada um e iguais pelos aspetos humanos que partilhamos; Ser diferente não é ser anormal e ser igual é apenas estar dentro do normativo para aquele contexto sociocultural. Tudo depende daquilo com que nos comparamos; "Normal" é ser diferente e, simultaneamente, igual.

Por outro lado, a Dra. Romana Madeira, coordenadora do GRH, do ISEC Lisboa, encabeçou a palestra online  com o tema: A Importância da Inteligência Emocional no Local de Trabalho. Nesta ação, mais virada para docentes e não docentes, foram abordadas, discutidas e debatidas questões como; Conciliação do trabalho com a vida privada/familiar; Trabalho colaborativo - não trabalhar atropelando nada nem ninguém; Os sucessos e insucessos - a partilha dos mesmos por toda a equipa; A comunicação com os colegas e com as Coordenações como o caminho certo para solucionar problemas a montante; A importância de desligar, de fazer a pausa e valorizar os períodos de férias e de descanso. Estas premissas, que parecem chavões mas que são imprescindíveis para um ambiente de trabalho saudável, que em muito contribuem para o bem estar de funcionários e colaboradores nos locais de emprego, são os ingredientes que, num todo, compõem a “receita” para a empatia relacional e inteligência emocional em sociedade e, como tal, adequada ao ambiente profissional. 

Agradecimento:  

GCI | novembro 2023

 
 

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS