Literacia, Educação e Formação em Saúde e Segurança Ocupacionais (SSO) foi o seminário científico internacional que contou com a co-organização da Universidade Lusófona e do ISEC Lisboa e, que decorreu no passado dia 8 de novembro, no Auditório Agostinho da Silva da Faculdade de Direito, no Centro Universitário de Lisboa.

A conferência constituída por quatro mesas de debate com três temas distintos: Educar Para a Saúde Ocupacional: as Futuras Gerações de Trabalhadores, Literacia Jurídica em Saúde Ocupacional e Formar e Informar num Contexto de Novos Riscos.

Num dia destinado ao debate deste tema tão importante, cada vez mais atual e necessário, contámos com a presença de especialistas da área. Entre os oradores convidados, estiveram presentes docentes do ISEC Lisboa, nomeadamente a Presidente da instituição, Cristina Ventura, o diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano (EEDH), o Professor Rui Fonseca, a Professora Fátima Ramalho e o co-organizador do seminário, o professor Carlos Gomes de Oliveira.

A abertura do seminário iniciou-se com a mesa 1, constituída pela Presidente do ISEC Lisboa, Doutora Cristina Ventura, a Inspetora-Geral da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Fernanda Campos e o Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona, José de Faria Costa.

A Presidente do ISEC Lisboa, Doutora Cristina Ventura, começou por realçar a importância do debate de temas como este, afirmando que a área das novas tecnologias e da saúde mental são de extrema importância. Afirma, também, que o espaço de ensino deverá ser um local seguro, em que os alunos se sintam bem.  “Esta é uma área em que precisamos todos de colaborar” foi a frase que encerrou o discurso, consolidando o seu pensamento, na medida em que o local de trabalho e os espaços de ensino deverão ter todas as condições necessárias para alunos e trabalhadores poderem usufruir de um espaço com segurança onde o bem-estar é imperativo.

Fernanda Campos, Inspetora-Geral da ACT, no decorrer do seu discurso, sublinhou a importância não só das condições de trabalho – que devem ser dignas – mas, também a relevância da saúde mental, realçando que a produtividade de qualquer trabalhador está associada à sensação de conforto do mesmo. Por sua vez, o Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona, o Professor Doutor José de Faria Costa, realçou, novamente, a importância as universidades e dos estudos, bem como a universidade ser sinónimo de bem-estar, segurança e liberdade.

Para iniciar a mesa 2, subordinada ao tema Educar Para a Saúde Ocupacional: As Futuras Gerações de Trabalhadores e moderada por João Areosa, Cristina Firmino, abriu a mesa com o tema Promoção da Saúde Ocupacional: Os Contributos da Perceção. O Diretor da EEDH, o Professor Doutor Rui Fonseca, abordou o tema Literacia em Saúde: Uma Formação ao Longo da Vida Essencial para Todos. No decorrer da sua comunicação, o diretor da EEDH enfatizou o papel da literacia em saúde e, como este, funciona como um agente de mudança tornando-se imperativo que chegue a todos. Saúde Ocupacional: Perspetivando o Futuro foi o tema que Fátima Ramalho, docente do ISEC Lisboa, trouxe para o debate. A docente enaltece a importância da literacia em saúde, tal como o diretor da EEDH, como ponto fulcral para o aumento de conhecimento e capacidades pessoais e a relevância da saúde ocupacional nos postos de trabalho. Para concluir, faz referência à temática da felicidade no emprego e o seu impacto na vida do trabalhador.

Para fechar a segunda mesa, Teresa Cotrim, docente na Universidade de Lisboa e Ergonomista, apresenta o tema Ambientes de Trabalho (e Escolares) Saudáveis - O Futuro Começa Hoje!, destacando a importância do bem-estar do trabalhador e dos estudantes nos seus locais de trabalho e ensino, afirmando “precisamos de organizações centradas nas pessoas”, conclui.

No início da tarde, foi abordando o tema da Literacia Jurídica em Saúde Ocupacional, pela mesa 3, moderada por António Monteiro Fernandes, e contou como intervenientes, Tim Tregenza, Gestor de Rede na Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA), com o tema Knowledge Sharing: The EU OSHA Role, Ronaldo Borin, Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com o tema  Direito Fundamental à Segurança e Saúde no Trabalho: Proteção por Razões Económicas e Competitividade. Por sua vez, Luís Conceição Freitas, professor universitário e membro da Comissão do Livro Verde da SST que palestrou sobre o tema Objetivos Legais e Práticas da SST. Para encerrar a mesa, a professora Doutora Marlene Mendes, professora universitária, apresentou o tema Um/O Direito da Saúde e da Segurança no Trabalho.

Para encerrar o dia de trabalhos, a mesa 4, sob o tema Formar e Informar Num Contexto de Novos Riscos, moderada pelo docente do ISEC Lisboa, o Professor Doutor Carlos Gomes de Oliveira, teve como oradores convidados, Emília Telo que trouxe para debate o tema As Faces da Literacia: O Papel da AESST, Antonio Moreno Gomez, com o tema Saúde Ocupacional: O Alerta dos Médicos do Trabalho, Fernando Nunes que, debateu o tema Robótica e Novas Tecnologias: Os Desafios para a Prevenção e Hernâni Veloso Neto, com o tema Comunicação do Risco e Inteligência Artificial.

O encerramento contou com a presença dos Professores Doutores Carlos Gomes de Oliveira e Marlene Mendes, organizadores do seminário científico, que expressaram a sua gratidão pela partilha de informação que contribuiu para o enriquecimento de todos os presentes e pela colaboração de todos os elementos da equipa organizadora.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS