Os alunos da turma do mestrado em Riscos e Proteção Civil, visitaram no passado dia 24 de novembro, o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil e a sua sala de operações, da Lezíria do Tejo, em Almeirim. Esta estrutura visa reforçar a capacidade de resposta operacional da ANEPC, num modelo que privilegia uma maior proximidade territorial aos agentes de proteção civil e às populações.

Durante esta visita, os estudantes tiveram a oportunidade de verem mapas em tempo real, a localização de recursos, as condições meteorológicas e outras informações relevantes e equipamentos de comunicação avançados,  ferramentas imprescindíveis que auxiliam na análise e visualização de dados geográficos, permitindo uma compreensão mais precisa da situação e facilitando o planeamento de ações e ligações diretas com o 112, para garantir a comunicação rápida e uma resposta eficiente.

Os estudantes puderam ainda ver o funcionamento das câmaras de vigilância e outros dispositivos usadas para monitorizar as condições locais e detetar mudanças na situação, ficarem, a conhecer os espaços para reuniões e briefings, onde as autoridades se podem reunir para discutir estratégias e planos de ação. Ficaram a saber o que são os computadores para análise de dados, comunicação, planeamento e coordenação de operações e ainda assistiram ao desenvolvimento de uma ocorrência em tempo real. O objetivo geral desta visita foi dar conta aos alunos do funcionamento e a necessidade de se terem centros especializados onde as informações possam ser partilhadas e as melhores decisões tomadas, e ele foi cumprido. 

Os comandos de emergência e proteção civil têm como principais missões: garantir a articulação e coordenação com todas as entidades; assegurar o comando das operações de socorro; mobilizar, atribuir e empregar os meios humanos e materiais indispensáveis e disponíveis às operações; assegurar a gestão operacional dos meios aéreos a nível sub-regional.

GCI | novembro 2023

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS