“Entre a Criatividade e a Produção Gráfica: Sinergias de Sucesso” decorreu no dia 9 de fevereiro e o ISEC Lisboa foi o local escolhido para acolher a conferência. Realizada, no âmbito do 1.º Bootcamp da Startup Link to Print, que decorreu nos dias 23 e 24 de janeiro, a sessão reuniu experts da área da produção gráfica e design.

Dividida em dois momentos distintos, a abertura da sessão ficou a cargo do Professor Doutor Luís Moreira, docente do ISEC Lisboa que, em breves palavras, reforçou a importância de projetos como este e o papel do ISEC Lisboa no apoio à startup. Seguiu-se Jean Pierre Baronet,  Head of Programs dos Territórios Criativos. Com uma vasta experiência ao nível da Coordenação de Projetos foi um dos mentores deste projeto. Por sua vez, José Vale, Diretor de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI, ressalvou, igualmente, a importância destas iniciativas e identificando-as como uma oportunidade para jovens empreendedores.

A conferência “Entre a Criatividade e a Produção Gráfica: Sinergias de Sucesso” contou com a participação de Ana Paula Cecília, CEO da UltraPrint, Miguel Sanches, Professor Adjunto UD Artes, Design e Comunicação do Instituto Politécnico de Tomar e Rúben Días, Fundador da ItemZero, Professor da Escola Superior de Artes e Design e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. 

O segundo momento da sessão foi dedicado ao pitching dos projetos de cada empreendedor. O júri foi composto por Ana Paula Cecília; Miguel Sanches; Rúben Dias: Nádia Leitão, Startup Barreiro; Rui Ferreira, Portugal Ventures. 

Ao todo foram apresentados nove projetos inovadores que unem as indústrias criativas à produção gráfica: SAKI, de Maria Inês Geraldes; Emergência Gráfica, de Linda Martins; More Than a Geography Teacher, de João Ramos; O Momento Collection, de Raquel Sarapinto; E-commerce, de Ana Ribeiro Torres; Off Limits Studio, de Joana Moreira; Goma Studio, de Carlos Cardoso; Estúdio Incendiário, de Marcos Ferreira e CosmoPlay, de Pedro Esteves.

No final do pitching e após deliberação foram atribuídos os prémios de primeiro, segundo e terceiro lugares aos projetos apresentados. 

1.º Lugar - Emergência Gráfica, de Linda Martins
2.º Lugar - CosmoPlay, de Pedro Esteves
3.º Lugar - SAKI, de Maria Inês Geraldes

A sessão foi encerrada pelo Presidente da Portugal Ventures, Rui Ferreira e pelo CEO da Link to Print, João Costa. 

O ISEC Lisboa agradece todos os intervenientes que se envolveram nesta ação.

GCI | fevereiro 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS