O 2.º Encontro Internacional de Visão e Desporto e o XXVI Congresso Internacional de Optometria e Contactologia decorram nos dias 15, 16 e 17 de março no Estádio do Sport Lisboa e Benfica. Organizados pela União Profissional dos Ópticos e Optometrias Portugueses (UPOOP), os eventos contaram com a presença de docentes e profissionais da área das ciências da visão. Enquanto membros da comissão científica estiveram presentes a Professora Doutora Cristina Ventura, Presidente do ISEC Lisboa e o Professor Doutor Henrique Nascimento, Presidente da UPOOP. No primeiro dia, como palestrante, a Professora Ana Roque, Coordenadora Adjunta da Pós-Graduação em Terapia Visual e Treino Visual Desportivo do ISEC Lisboa,   abordou o tema “Avaliação de Habilidades Visuais Predominantes na Modalidade de Roller Derby”.

Já no dia 16, a Coordenadora da Licenciatura em Ótica e Optometria, a Professora Doutora Clara Pérez, discursou sobre a “Análise de Redes de Citação sobre Telemedicina Aplicada à Optometria”, revelando que os benefícios da telemedicina estão associados à acessibilidade “no atendimento, na eficiência dos exames e na redução dos custos, permitindo avaliações remotas por especialistas e mais tempo para atendimentos presenciais avançados.

“Gestão Optométrica Atual do Olho Seco – Situação da População Portuguesa (Estudo Piloto)” foi o tema da Professora Doutora Matilde Mora Valência, docente do ISEC Lisboa. Na apresentação do estudo, a docente aborda a relação entre as características genéticas e inatas com a condição “o estudo mostra o grupo étnico, a prevalência por género, a idade de início, a sintomatologia principal, o tratamento Optométrico-Oftalmológico passo a passo e a reabilitação visual dos indivíduos e os fatores comuns e modos de apresentação.

Miguel Ángel Sánchez-Tena, assessor científico-investigador do ISEC Lisboa, abordou a relação entre o digital e a miopia com o tema “O que o ChatGPT e as Redes Sociais Sabem Sobre a Miopia’”.

O Professor Doutor Henrique Nascimento, Coordenador da Pós-Graduação em Treino Visual e Desportivo e Presidente da UPOOP, debruçou-se sobre a “Optometria Desafios Futuros” onde abordou as técnicas antigas vs técnicas modernas, a importância da colaboração interdisciplinar e a prevenção.

Foram três dias de discussão sobre o presente e futuro da Ótica e da Optometria nos seus diferentes espectros.

 

 GCI | abril 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS