O Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, o Professor Doutor Rui Fonseca, alertou para a grave escassez de professores em Portugal, num artigo publicado no Diário de Notícias e discutido no Canal de Notícias NOW. Segundo o professor, o número de docentes formados nos últimos quatro anos (6000) é insuficiente para compensar as mais de 9500 reformas ocorridas no mesmo período, agravando a crise no setor.
Para enfrentar esta situação, o docente propõe o aumento das vagas nos cursos de formação de professores, afirmando que os atuais 1500 formandos anuais não são suficientes para resolver o problema. Além disso, destaca para a necessidade de valorizar a carreira docente para atrair mais jovens para a profissão. Sem ações imediatas, há o risco de milhares de alunos iniciarem o ano letivo sem professores, principalmente nas regiões onde o custo de vida é mais elevado, como Lisboa.
Estima-se que o país precisará de 20 mil novos professores até 2030, o que torna urgente uma intervenção governamental para evitar o colapso do sistema educativo.
Leia o artigo na íntegra aqui! Reveja o comentário aqui!
GCI | setembro 2024