O ISEC Lisboa promoveu, no dia 31 de maio, o seminário “Educação Inclusiva: Desafios na Resposta à Diversidade”, no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. O evento, realizado no Campus Académico do Lumiar, reuniu cerca de 150 participantes, entre professores, investigadores, estudantes e profissionais da educação, com o objetivo de refletir sobre os desafios e as práticas para uma escola inclusiva.

A sessão de abertura contou com a presença de Tânia Carraquico, presidente do ISEC Lisboa, Rui Fonseca, diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano, Patrícia Pacheco, em representação da coordenação da Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, e Sara Moura, diretora dos Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da DGE.

Seguiu-se a conferência de Luís Capucha, do ISCTE – UL, moderada por Joaquim Colôa, docente do ISEC Lisboa, na qual foi destacado que a diversidade exige respostas diferenciadas e estruturadas. A participação ativa do público originou um debate rico e partilhado.

Durante o coffee break, foi lançado o e-book “Diferentes Olhares para o Conceito de Educação Inclusiva”, apresentado pelas docentes Patrícia Pacheco e Sandrina Esteves, composto por 11 capítulos elaborados por ex-alunos da pós-graduação e respetivos docentes. Esta publicação aborda diferentes dimensões da inclusão, como responsabilidade social, multiculturalismo, comunicação e avaliação. Baseada em experiências reais, propõe práticas educativas centradas na equidade e na valorização da diversidade.

A mesa-redonda “Educação Inclusiva – Que Formação de Professores?” contou com a participação de Ana Sofia Freire, da ULisboa; Joaquim Melro, do Centro de Formação António Sérgio; e Nelson Santos, do Colégio Pedro Arrupe e do ISEC Lisboa, com moderação de Marco Ferreira, docente do ISEC Lisboa. Este momento promoveu novas perspetivas sobre o papel da formação docente na inclusão.

À tarde, decorreram cinco oficinas práticas em sessões paralelas, abordando temas como diferenciação pedagógica, por Vítor Maia, do Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, perturbações do espetro do autismo, por Evelina Brígido, da Faculdade de Motricidade Humana, ULisboa, comunicação aumentativa, por Miriam Azevedo, da ANDITEC, Tecnologias de Reabilitação, comportamentos disruptivos, por Ana Rodrigues, da Faculdade de Motricidade Humana, ULisboa e o uso da ludicidade como estratégia de inclusão, por Carina Santa Bárbara, da Associação A PAR.

A última conferência foi proferida por Maria do Céu Roldão, do Instituto Politécnico de Santarém, que refletiu sobre os fins, os meios e os paradoxos da inclusão. Joaquim Colôa encerrou o evento, reforçando a importância da articulação entre investigação, formação e prática.

Mais do que um seminário, este foi um encontro de pessoas comprometidas com uma escola que seja, verdadeiramente, para todos.

GCI | junho 2025


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