Ana Barqueiro, coordenadora da nova Licenciatura em Gestão de Dados e Tecnologias da Saúde no ISEC Lisboa, tem vindo a destacar o papel central das tecnologias da informação na modernização dos cuidados de saúde, com dois artigos recentemente publicados na Forbes Portugal e no SAPO TEK.
No artigo da Forbes, Ana Barqueiro apresenta a nova licenciatura, referindo que a formação aposta numa ligação direta ao mercado, com estágios distribuídos pelos três anos e conteúdos desenhados em função das necessidades reais do setor. “A crescente disponibilidade de dados na saúde é um recurso valioso que exige profissionais preparados. Esta licenciatura é uma resposta estratégica a essa necessidade”, afirma.
Já no artigo de opinião publicado no SAPO TEK, a docente do ISEC Lisboa aprofunda a importância das tecnologias da informação na transformação dos serviços de saúde. Destaca o papel de soluções como registos eletrónicos de saúde, inteligência artificial, telemedicina e Internet of Things (IoT) na promoção de cuidados mais eficientes, personalizados e acessíveis.
Com estes dois contributos, Ana Barqueiro reforça a visão estratégica do ISEC Lisboa, preparar profissionais qualificados para responder aos desafios atuais da saúde, através de uma formação inovadora e orientada para a tecnologia.