• Teaching To Be1

DESCRIÇÃO DO PROJETO // PROJECT DESCRIPTION

“Teaching to Be” é uma iniciativa do projeto European Policy Experimentation. O projeto visa apoiar a melhoria na formação dos professores, explorando práticas inovadoras de desenvolvimento profissional para promover e melhorar o bem-estar profissional dos professores. O projeto é liderado pelos Ministérios da Educação da Lituânia, Letônia, Portugal e Eslovênia, em cooperação com várias universidades e equipas de especialistas em formação de professores e bem-estar mental de 8 países: Lituânia, Letônia, Eslovênia, Portugal, Itália, Espanha, Áustria e Noruega.

“Teaching to Be” is a European Policy Experimentation project initiative. The project aims to support school teachers’ career improvement by exploring innovative professional development practices to foster and improve teachers’ professional wellbeing. The project is led by Ministries of Education from Lithuania, Latvia, Portugal and Slovenia, in cooperation with several universities and teams of experts in teacher education and mental wellbeing from 8 countries: Lithuania, Latvia, Slovenia, Portugal, Italy, Spain, Austria and Norway.


OBJETIVOS // AIMS  OF THE PROJECT
  • Desenvolver e analisar um conjunto de práticas inovadoras de formação e desenvolvimento profissional dos professores, que possam promover o bem-estar dos profissionais
  • Direcionar para as prioridades ao nível nacional e europeu, com o intuito de ajudar a definir medidas políticas efetivas para o desenvolvimento profissional dos professores
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma educação escolar de qualidade
  • Melhorar o ambiente de trabalho dos professores e o ambiente de ensino-aprendizagem
  • To develop and analyse a set of innovative training and professional development practices for teachers, who can promote professional well-being
  • To direct for the priorities at the national and European level, as an aim of helping to define effective political measures for the professional development of two teachers
  • To contribute for or development of a quality school education
  • To improve work environment for two teachers and or teaching environment

EQUIPA // TEAM
Profª. Doutora Ana Patrícia Almeida
Coordenadora da Equipa do ISEC Lisboa
  • Nota Biográfica +

    Concluiu o Doutoramento em Educação, na área de Administração e Política Educacional em 2015 pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Fez Mestrado em Administração Educacional em 2005 pela FPCE da Universidade de Lisboa e Licenciatura em Ciências da Educação - Administração Educacional em 1999 pela FPCE da Universidade de Lisboa. Atualmente é Professora Coordenadora no Instituto Superior de Educação e Ciências, onde exerce o cargo de diretora da Escola de Educação. É Professora Auxiliar convidada na Universidade Aberta. Recebeu 2 prémios, um deles de Melhor Tese de Doutoramento na área, em 2015. Tem publicado e feito investigação nas áreas das Políticas Públicas de Educação, da Administração Educacional e da Formação de Professores.

     


 
Prof. Doutor José Reis Jorge
Investigador
  • Nota Biográfica +

     -1978 | Licenciatura em Estudos Anglo-Americanos, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

     -1980 | Licenciatura em Filologia Germânica, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

     -1992 | Mestrado em Ciências da Educação, Universidade de Bristol, Reino Unido.

     -2000 | Doutoramento em Ciências da Educação, Universidade de Bristol, Reino Unido.

     

    Leitor de Leitor de Língua e Cultura Portuguesa, Universidade de Bristol, Reino Unido (1990-1995) e Universidade de Hull, Reino Unido (1996-1997).

    Professor Coordenador e Docente no ISEC Lisboa (desde 1997).

    Presidente do ISEC Lisboa (2003-2008); Diretor da Escola de Educação, ISEC Lisboa (2015-2016); Diretor Geral para a Investigação e Desenvolvimento, ISEC Lisboa (2016-2020).

    Presidente do Conselho Técnico-Científico Geral do ISEC Lisboa, (2011-2020).

    Investigador Principal - Centro de Estudos e Investigação Aplicada (CEIA) – ISEC Lisboa, Linha de Investigação: Formação e Desenvolvimento do Professor.

    Investigador Associado - Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS), Grupo de Investigação: Teacher Education and Applied Language Studies (TEALS), Universidade Nova de Lisboa.

     

     

 
Prof. Doutor Ricardo Machado
Investigador
  • Nota Biográfica +

    Doutor em Ciências da Educação, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Educação (Didática da Matemática) e licenciado em Ensino da Matematica, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. É membro colaborador do CICS.NOVA na equipa de investigação: Currículo, Tecnologias e Formação.

    Atualmente, é professor adjunto no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa), nas quais leciona unidades curriculares do domínio da Matemática e da Educação Matemática e orienta vários trabalhos finais de mestrado. É coordenador do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB.

    Desenvolve investigação na área do ensino e aprendizagem da Matemática, do desenvolvimento de práticas colaborativas em cenários de educação formal e da formação inicial e contínua de professores. Tem apresentado várias comunicações em eventos científicos da especialidade, bem como dinamizado ações de formação orientadas para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do ensino básico.

     

    PhD in Science of Education awarded by Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a Master in Education (Didactics of Mathematics) and a graduation in Mathematics Teaching awarded by Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. He is a collaborating member of CICS.NOVA in the research team: Curriculum, technologies and training.

    Currently, he is a lecturer at Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa), teaching curricular units related to Mathematics and Mathematics Education and supervises several Master's final reports. He coordinates the Master´s Degree in Qualification in Preschool and Primary Education

    He develops research in the area of teaching and learning of mathematics, the development of collaborative practices in formal education scenarios and the pre- and in-service teacher education. He has presented several papers in scientific events of the specialty, as well as conducting training sessions for kindergarten and primary teachers.

     

 
Profª. Doutora Patrícia Pacheco
Investigadora
  • Nota Biográfica +

     -1997 | Licenciatura em Psicologia Educacional (ISPA);

     -2003 | Mestrado em Psicologia – Desenvolvimento Humano (Universidade Lisboa – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação)

     -2013 | Doutoramento em Ciências da Educação – ramo Psicologia Educacional (Universidade Aberta)

     -Desde 1999 | Docente na Formação Inicial de Professores (desde 1999) nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento e Educação; Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem; Expressões (ex: Expressão Dramática, Corpo e Movimento) em diferentes Instituições (ESE Torres Novas, ISCE; ESSE Maria Ulrich).

     -Desde 2016 | colaboradora, como docente, no Mestrado Integrado em Psicologia do ISPA .

     -2008 a 20219 | Colaboradora do CIE-ISPA, Centro de Investigação e Educação (2008 a 2019)

     -Desde 2020 | Membro do CEIA – ISEC Lisboa, Centro de Estudos e Investigação Aplicada

     -Desde 2019 | Professora Adjunta do ISEC-Lisboa (docente na Licenciatura em Educação Básica, nos Mestrados de Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar/Ensino Básico 1º CEB e CETESP de Apoio à Infância.

     -Desde 2020 | Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor no ISEC-Lisboa

     

    Membro e colaboradora de alguns projetos ligados às dança educacional , à literacia familiar e literacia emergente, Emoções positivas dos alunos do 1º ciclo e Bem-estar dos professores.

    Atualmente membro do projeto T2B (Teaching To Be) no âmbito do Erasmus K A3 (2021-2024)

    Áreas  de interesse e investigação: Literacia familiar; Literacia emergente, Envolvimento Parental na Escola; Bem-estar dos Docentes.

     


Dr. Duarte Santos
Secretário do Projeto Teaching To Be - Lisboa
  • Nota Biográfica +

    Formado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana e com experiência enquanto Técnico de Reabilitação Psicossocial na área da Saúde Mental. Atualmente, encontra-se no segundo ano do mestrado em Promoção da Saúde, na Escola Nacional de Saúde Pública. Tem interesse e experiência no âmbito da intervenção junto de populações com maior risco psicossocial.

     

    Graduated in Psychomotor Rehabilitation by the Faculty of Human Kinetics and with experience on Psychosocial Rehabilitation in the field of Mental Health. Currently in the second year of his Master's in Health Promotion at the Nacional School of Public Health, he has interest and experience in intervening with populations at greater psychosocial risk.

     

     

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.