• Teaching To Be1

DESCRIÇÃO DO PROJETO // PROJECT DESCRIPTION

“Teaching to Be” é uma iniciativa do projeto European Policy Experimentation. O projeto visa apoiar a melhoria na formação dos professores, explorando práticas inovadoras de desenvolvimento profissional para promover e melhorar o bem-estar profissional dos professores. O projeto é liderado pelos Ministérios da Educação da Lituânia, Letônia, Portugal e Eslovênia, em cooperação com várias universidades e equipas de especialistas em formação de professores e bem-estar mental de 8 países: Lituânia, Letônia, Eslovênia, Portugal, Itália, Espanha, Áustria e Noruega.

“Teaching to Be” is a European Policy Experimentation project initiative. The project aims to support school teachers’ career improvement by exploring innovative professional development practices to foster and improve teachers’ professional wellbeing. The project is led by Ministries of Education from Lithuania, Latvia, Portugal and Slovenia, in cooperation with several universities and teams of experts in teacher education and mental wellbeing from 8 countries: Lithuania, Latvia, Slovenia, Portugal, Italy, Spain, Austria and Norway.


OBJETIVOS // AIMS  OF THE PROJECT
  • Desenvolver e analisar um conjunto de práticas inovadoras de formação e desenvolvimento profissional dos professores, que possam promover o bem-estar dos profissionais
  • Direcionar para as prioridades ao nível nacional e europeu, com o intuito de ajudar a definir medidas políticas efetivas para o desenvolvimento profissional dos professores
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma educação escolar de qualidade
  • Melhorar o ambiente de trabalho dos professores e o ambiente de ensino-aprendizagem
  • To develop and analyse a set of innovative training and professional development practices for teachers, who can promote professional well-being
  • To direct for the priorities at the national and European level, as an aim of helping to define effective political measures for the professional development of two teachers
  • To contribute for or development of a quality school education
  • To improve work environment for two teachers and or teaching environment

EQUIPA // TEAM
Coordenação
 
Co-coordenação
 
Profª. Doutora Patrícia Pacheco
  • Nota Biográfica +

     -1997 | Licenciatura em Psicologia Educacional (ISPA);

     -2003 | Mestrado em Psicologia – Desenvolvimento Humano (Universidade Lisboa – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação)

     -2013 | Doutoramento em Ciências da Educação – ramo Psicologia Educacional (Universidade Aberta)

     -Desde 1999 | Docente na Formação Inicial de Professores (desde 1999) nas áreas da Psicologia do Desenvolvimento e Educação; Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem; Expressões (ex: Expressão Dramática, Corpo e Movimento) em diferentes Instituições (ESE Torres Novas, ISCE; ESSE Maria Ulrich).

     -Desde 2016 | colaboradora, como docente, no Mestrado Integrado em Psicologia do ISPA .

     -2008 a 20219 | Colaboradora do CIE-ISPA, Centro de Investigação e Educação (2008 a 2019)

     -Desde 2020 | Membro do CEIA – ISEC Lisboa, Centro de Estudos e Investigação Aplicada

     -Desde 2019 | Professora Adjunta do ISEC-Lisboa (docente na Licenciatura em Educação Básica, nos Mestrados de Educação Pré-escolar e Educação Pré-escolar/Ensino Básico 1º CEB e CETESP de Apoio à Infância.

     -Desde 2020 | Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor no ISEC-Lisboa

     

    Membro e colaboradora de alguns projetos ligados às dança educacional , à literacia familiar e literacia emergente, Emoções positivas dos alunos do 1º ciclo e Bem-estar dos professores.

    Atualmente membro do projeto T2B (Teaching To Be) no âmbito do Erasmus K A3 (2021-2024)

    Áreas  de interesse e investigação: Literacia familiar; Literacia emergente, Envolvimento Parental na Escola; Bem-estar dos Docentes.

     


 
Prof. Doutor Marco Ferreira
  • Nota Biográfica +

    Doutoramento e um Mestrado em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, ambos pela Universidade de Coimbra, e uma Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa. Foi professor de educação especial durante 15 anos, tendo começado a lecionar em instituições de ensino superior há cerca de 20 anos. Foi diretor da Escola de Educação e Presidente do Conselho Científico do ISEC Lisboa. Atualmente, é professor coordenador no ISEC Lisboa e professor convidado na Universidade de Lisboa / Faculdade de Motricidade Humana. É investigador integrado na UIDEF/Instituto de Educação/Ulisboa e investigador principal - Centro de Estudos e Investigação Aplicada (CEIA)/ISEC Lisboa.

    Áreas de Interesse: Educação Inclusiva; Aprendizagem Socioemocional; Bem-estar do Professor; Formação de Professores.

    Está envolvido em projetos nacionais e internacionais de investigação nas áreas do ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano e tem inúmeras publicações em revistas nacionais e internacionais (ver link abaixo).

    https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=Tdpx02kAAAAJ&view_op=list_works&sortby=pubdate

     



Investigadores
Prof. Doutor José Reis Jorge
Profª. Doutora Isabel Baltazar
Profª. Doutora Ana Barqueira
  • Nota Biográfica +

    Licenciado em Filologia Germânica e Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Bristol, Reino Unido. Atualmente é Professor Coordenador e Investigador Principal no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) e Honorary Doctoral Supervisor, Faculty of Humanities and Social Sciences, da Universidade de Liverpool, Reino Unido. Foi Presidente do Conselho de Direção, Diretor da Escola de Educação, Presidente do Conselho Técnico-Científico e Diretor-Geral para a Investigação e Desenvolvimento do ISEC Lisboa. Foi Leitor de Português e Cultura Portuguesa nas Universidades de Bristol e de Hull, Reino Unido (1990-1918), e Honorary Senior Lecturer na parceria Universidade de Liverpool/Laureate Online Education (2013-2020). Tem orientado seminários e apresentado comunicações em universidades e organizações científicas na Alemanha, Brasil, Bulgária, Croácia, Espanha, Estónia, Grécia, Polónia e Turquia. É membro do corpo editorial de Teaching and Teacher Education (Elsevier) e Teaching in Higher Education (Taylor & Francis). É sócio efetivo da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e membro associado da European Association for Research on Learning and Instruction (EARLI). O seu trabalho de pesquisa tem-se centrado principalmente nas áreas da Formação e Desenvolvimento Profissional de Professores, Supervisão e Avaliação do Trabalho Docente, Supervisão Pedagógica no Ensino Superior, Prática Reflexiva e Educação Inclusiva.

    Publicações recentes:

    Olcina-Sempere, G., Reis-Jorge, J., e Ferreira, M. (2022). La percepción musicale: Un estudio con estudiantes universitarios de España Y Portugal [Musical perception: A study with university students from Spain and Portugal]. ArtsEduca - Revista Electrónica de Educación en las Artes, 33, 56-69. DOI:10.6035/Artseduca.

    Murray, K., Reis-jorge, J., & Reagan, J.-A. (2021). Becoming a process drama practitioner: An exploratory study of higher education language teachers in Japan. Language Teaching Research, 1-9. https://doi.org/10.1177/13621688211060942

    Antonio, D. D., Reis-Jorge, J. & Regan, J-A. (2021). How context influences the continuing professional development of teacher educators within the ecological environment of the island territories of the Organisation of Eastern Caribbean States. Caribbean Journal of Mixed Methods Research (CJMMR), 2(1), 98-122. DOI:10.37234/CJMMR.2021.0201.A04

    Reis-Jorge, J., Ferreira, M., Olcina-Sempere, G., & Marques, B. (2021). Perceptions of giftedness and classroom practice with gifted children: An exploratory study of primary school teachers. Qualitative Research in Education, 10(3), 291-315. https://doi.org/10.17583/qre.8097

    Ferreira, M., Reis-Jorge, J., & Batalha, S. (2021). Social and emotional learning in preschool education: A qualitative study with preschool teachers. International Journal of Emotional Education, 13(1), 51-66.

    Reis-Jorge, J., Ferreira, M. & Olcina-Sempere, G. (2020). La figura del profesorado-investigador em la reconstrucción de la profesionalidad docente en un mundo en transformación. Revista Educación, 44(1), 489-501. DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v44i1.39044. Revista da Universidade de Costa Rica.

    Almeida, M. C. & Reis-Jorge, J. (2019). Para uma visão holística do processo de ensino/ aprendizagem no ensino superior. Alameda - Revista de Educação, Artes e Ciências, 5, 22-29.

  • Nota Biográfica +

    Licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo. Desde a Pós-Graduação em Estudos Europeus, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1992, trabalhou sempre na área de Estudos Europeus e concluiu o Pós-Doutoramento sobre a Europa na Diplomacia Europeia: uma visão comparativa pós-guerras, pela Universidade de Coimbra também.  Investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC) da FCSH/NOVA e associada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), da Universidade de Coimbra. Prémio Gulbenkian – História da Europa, pela Academia Portuguesa de História, à sua obra Repensar Portugal e a Ideia de Europa (2020). Docente Universitária. Investigadora e Gestora Nacional do Programa EPAS- ESCOLA EMBAIXADORA DO PARLAMENTO EUROPEU. Formadora de Cidadania e Desenvolvimento da Direção Geral da Educação (DGE) e embaixadora do Plano Nacional de Ética Desportiva (PNED), na formação de professores e palestras a alunos. Docente do ISEC LISBOA e Docente convidada da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria.

     

  • Nota Biográfica +

    Licenciada em Matemática Aplicada e Computação (área de Probabilidades e Estatística) pelo Instituto Superior Técnico, mestre em Matemática Aplicada à Economia e Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão e doutorada em Processos Estocásticos e Estatística pelo Instituto Superior Técnico. De 1990 a 1993 e de 2007 a 2013, foi docente no Instituto Superior Técnico e de 2003 a 2007 foi professora convidada na Universidade Atlântica. Foi actuária na companhia de Seguros BPI Vida durante 11 anos. É professora adjunta no ISEC Lisboa desde 2004, lecionando em diversas licenciaturas e mestrados. É investigadora não integrada no CEMAT (Center for Computational and Stochastic Mathematics) no Instituto Superior Técnico e Investigadora Principal no Centro de Estudos e Investigação Aplicada (CEIA) no ISEC Lisboa. As áreas de interesse para investigação são a Educação, a Sáude, a Genética e algumas Engenharias. Encontra-se integrada em projetos nacionais e internacionais.

     


Secretariado
   
Dr. Duarte Santos
  • Nota Biográfica +

    Formado em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana e com experiência enquanto Técnico de Reabilitação Psicossocial na área da Saúde Mental. Atualmente, encontra-se no segundo ano do mestrado em Promoção da Saúde, na Escola Nacional de Saúde Pública. Tem interesse e experiência no âmbito da intervenção junto de populações com maior risco psicossocial.

     

    Graduated in Psychomotor Rehabilitation by the Faculty of Human Kinetics and with experience on Psychosocial Rehabilitation in the field of Mental Health. Currently in the second year of his Master's in Health Promotion at the Nacional School of Public Health, he has interest and experience in intervening with populations at greater psychosocial risk.

     

     

   

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.