VIRTUAL OUTGOING 

A Mobilidade Virtual (MV) é uma forte aposta do ISEC Lisboa para a remoção das dificuldades sentidas pelos estudantes para as suas experiências de internacionalização.

A MV pretende incrementar as experiências de internacionalização, de aprendizagens multiculturais, de desenvolvimento de competências linguísticas e de trabalho conjunto em projetos transnacionais ao redor do Globo.

Por via das Plataformas digitais – que são uma fortíssima aposta do ISEC Lisboa – estas múltiplas ferramentas digitais permitirão a partilha remota e em tempo real de experiências e a criação de sinergias para o desenvolvimento de projetos comuns entre os parceiros. A Mobilidade através dos CAMPI digitais permitirá também a interconexão de estudantes e de staff de diferentes origens a partilharem experiências de aprendizagens e de boas práticas, em tempo real, acessível a todos os públicos independentemente das suas dificuldades específicas.

Durante 2020/21 serão estabelecidos procedimentos internos com vista à implementação da MV a partir de 2021/22. Entre as ações a desenvolver em 2020/21 destacam-se:

  • Estabelecimento de parcerias para MV;
  • Definição de objetivos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências com a MV;
  • Definição dos procedimentos de reconhecimento automático dos resultados da MV;
  • Definição dos processos e calendários de candidatura para a MV 2021/22;

A Mobilidade Virtual pretende constituir-se como uma via de acessibilidade para uma experiência internacional sem os custos (económicos, sociais, familiares) associados à mobilidade física.  

Este item prende-se ainda com o desígnio estabelecido pelo ISEC Lisboa para os próximos anos na adoção integral de metodologias de e-learning e/ou b-learning e de mobilidade virtual numa clara aposta de inovação e modernização inerentes aos novos paradigmas nos processos ensino-aprendizagem no ensino superior e que concorrem para uma mais facilitada construção de um Espaço de Ensino Europeu (e mundial) comum, aberto, acessível e transparente. 


CARTÃO ESTUDANTE EUROPEU

European Student Card ou Plataforma Esc [ + ]

Ainda em fase experimental, esta nova plataforma é desenvolvida no âmbito de um projeto Erasmus+, com o objetivo de estabelecer uma nova forma de comunicação e partilha de informação entre as Instituições de Ensino Superior na Europa e o reconhecimento, em qualquer lugar, da identidade e situação de mobilidade do estudante.

Logo que o estudante em mobilidade for reconhecido na plataforma, terá um acesso facilitado aos serviços na IES de acolhimento, sem necessidade de pedir um novo cartão ou de se apresentar num balcão físico. Com este cartão os alunos terão acesso ao campus, em espaços controlados, tais como bibliotecas. Também o poderá usar para efetuar o pagamento de serviços disponíveis dentro do campus.

Toda a parte burocrática da mobilidade em geral será gerida através desta plataforma: registos dos alunos, documentos vários e Certificados.

Apesar deste processo ainda estar em fase experimental, o ISEC Lisboa já se encontra registado na plataforma ESC-Routeur, com vista à implementação da iniciativa do Cartão de Estudante Europeu, que será uma realidade na nossa instituição após o ano de 2025.

Veja aqui o vídeo sobre o European Student Card [ clique aqui ]


APP ERASMUS+

Todos os estudantes em mobilidade devem conhecer e utilizar a aplicação Erasmus+ App!

Basta instalar a aplicação no telemóvel e, automaticamente, toda a informação sobre a mobilidade na Instituição de Ensino Superior de acolhimento fica acessível.

No ISEC Lisboa os estudantes são encorajados a descarregar esta aplicação aquando da formalização da candidatura à mobilidade Erasmus+, pois é um critério de seleção e seriação contemplado no Regulamento “Processos De Mobilidade – Programa Erasmus+”.

Para mais informação clique aqui [ + ]


EWP (ERASMUS WITHOUT PAPER)

https://www.erasmuswithoutpaper.eu/about [ + ]

Na sequência do European Student Card surge a iniciativa Erasmus Without Paper (EWP) que vem revolucionar toda a forma de trabalhar as mobilidades Erasmus+!

O trabalho que ainda hoje é feito em papel será substituído pela digitalização total dos procedimentos, com recurso a uma plataforma digital onde todos os envolvidos sairão beneficiados! O ISEC Lisboa já se encontra a trabalhar neste sentido, como podemos verificar através das principais medidas já planeadas:

Anualmente entre 2020 e 2025:

  • 1)  Promover a formação do staff do GRI (bem como a nossa equipa de técnicos informáticos) em todas as questões relacionadas com a implementação do Cartão Europeu de Estudante;
  • 2)  Adotar e promover o uso da aplicação móvel Erasmus+ para a gestão dos processos de mobilidade;
  • 3)  Realização de sessões de esclarecimento sobre as vantagens da Iniciativa Cartão de Estudante Europeu destinadas a estudantes e a candidatos à mobilidade;
  • 4)  Incorporação nas nossas atividades de diversas ações em linha com o PLANO de AÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO DIGITAL.

Até ao final de 2021, concluiremos como estipulado a implementação das renovações dos Contratos Interinstitucionais e os Learning Agreements nos termos previstos pela Iniciativa ESC.

  • 1)  Contratação de um técnico de informática para o GRI, por forma a implementar e operacionalizar a iniciativa ESC-R;
  • 2)  Iremos usar o EWP Dashboard que se afigura suficiente para a nossa instituição. Simultaneamente, estabeleceremos ligação com a App Erasmus+
  • 3)  Os alunos serão encorajados a descarregar a APP Erasmus+ aquando da formalização da candidatura à mobilidade Erasmus+. Descarregar a App será um Critério de Seleção e Seriação, previsto no Regulamento “PROCESSOS DE MOBILIDADE – PROGRAMA ERASMUS+”.
  • 4)  Implementar um novo Cartão do Estudante do ISEC com o logo Erasmus+ e todos os espaços necessários para colocação dos novos dados: Holograma / QR Code / Nº de identificação. Desta forma promovemos o programa Erasmus+ e da App Erasmus+ logo que o aluno entre na Instituição.
  • 5)  Projeto interno para a impressão de um novo cartão de estudante, por forma a integrar o Holograma / QR Code / Chip.

Até ao final de 2022, concluiremos como estipulado, a função automática das nomeações e aceitação dos alunos.

  • 6)  Instruir o GAQ para a monitorização do cumprimento dos princípios da ECHE, quer no GRI, quer na Direção do ISEC Lisboa
  • 7)  Formação do pessoal não docente para trabalhar com o novo cartão.

Até ao final de 2023, a troca automática do Transcript of Records entre instituições estará concluída.

Após 2025, estarão implementadas todas as funcionalidades do ESC-R

  • 8)  Adquirir novos equipamentos para leitura do novo ESC-R em todos os serviços do campus: Serviços Académicos, Biblioteca, Bar, Reprografia e Residência de estudantes do campus - RECALL.

EGRACONS

http://egracons.eu [ + ]

Aqui podemos incluir a utilização da plataforma EGRACONS, que está elencada à rede EWP, facilitando ainda mais os procedimentos de reconhecimento totalmente digitalizado e automático das ECTS obtidos com aproveitamento. A EGRACONS - European Grade Conversion System é uma ferramenta gratuita, de fácil utilização, disponível online para a conversão de classificações, de todas as IES europeias (e não só) que fornecem as suas tabelas de distribuição de graus académicos, de modo a permitir uma interpretação transparente dos resultados dos estudantes em mobilidade.

Todos os créditos realizados pelo estudante durante a sua mobilidade são automaticamente reconhecidos e validados no Diploma e no Suplemento ao Diploma sem que o estudante tenha que ter que realizar qualquer tipo de prova ou exame adicional, tendo apenas que fazer prova do cumprimento do acordo de aprendizagem previamente acordado.