No passado dia 18 junho, o ISEC Lisboa participou em mais uma ação de solidariedade e voluntariado: a limpeza na reserva botânica da Mata dos Medos, localizada na Fonte da Telha, Costa da Caparica com a finalidade de remoção de espécies invasoras como o chorão das areias.

Esta ação foi organizada pelo ISEC Lisboa, nomeadamente pelos professores Ana Paula Oliveira e Jorge Costa da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica (EGEA), com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Participaram os alunos da Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente e o Grupo de Escuteiros de Cacilhas.

 
Agradecemos a todos os presentes que realizaram esta ação de voluntariado e assim contribuir para um planeta melhor.
 
GCI | julho 2023

 

Os professores José Reis Jorge e Marco Ferreira, docentes do ISEC Lisboa, estiveram na 32ª Conferência anual da EURASHE, e as suas intervenções valeram-lhes a distinção de terem sido dos oradores que apresentaram uma das melhores comunicações naquela conferência internacional. 

A 32ª Conferência anual da EURASHE teve como tema: Competências para a Europa. Esta reunião de experts realizou-se nos dias 8 e 9 de junho na Universidade Politécnica de Bucareste, na capital da Roménia. Os docentes do ISEC Lisboa escolheram falar sobre a temática da Inclusão no Ensino Superior - Lidar com os desafios da diversidade e do multiculturalismo - um dos que têm sido ponto de honra no sistema educativo que o ISEC Lisboa tem implementado e defendido desde a sua fundação. 

A inclusão é uma dimensão inevitável da educação. O crescente foco na inclusão no Ensino Superior (ES) tem sido influenciado por um ideal crescente de democratização do Ensino Superior num mundo global caracterizado pela interdependência de culturas, ideias e economias. A mudança pode ser difícil de conseguir. Para serem verdadeiramente inclusivas, as instituições de ensino superior devem ter as estruturas e dinâmicas internas necessárias para atender às diversas necessidades e potenciais de todos os alunos. No entanto, o ideal de inclusão não pode ser separado da aceitação da diversidade em um mundo onde a igualdade e a diferença devem coexistir.

A nossa sessão de breakout visa promover a reflexão conjunta sobre o papel do Ensino Superior para enfrentar os desafios de inclusão do século XXI. Nossa reflexão será guiada por três questões-chave:  Como cultivar a inclusão sem apagar a diversidade cultural? Como promover educação inclusiva sem doutrinação? Como corresponder a um modelo educativo alicerçado em princípios de igualdade e inclusão em comunidades com diferentes formações e visões do mundo?”,  foram as principais ideias, e ideais sociais e educativos que os professores José Reis Jorge e Marco Ferreira discutiram e apresentaram neste evento internacional focado na criação, desenvolvimento e implementação de novas competências para a Europa, onde o Ensino Superior tem um papel fundamental.

O ISEC Lisboa felicita, orgulhosamente, a participação e distinção galardoada dos docentes José Reis Jorge e Marco Ferreira além-fronteiras. 

GCI | junho 2023 

 

 

A professora Patrícia Costa, docente da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, foi co-autora de um artigo publicado no site da Iniciativa Educação, sobre os Resultados do PIRLS - Progress in International Reading Literacy Study. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho na leitura dos alunos do 4.º ano de escolaridade. Este estudo realiza-se de cinco em cinco anos e permite avaliar as tendências da chamada “literacia de leitura”.

 

Em relação a Portugal, uma das conclusões, em comparação com 2016, os dados de 2021 mostram que aumentou a percentagem de alunos nos níveis mais baixos e diminuiu a de alunos nos níveis mais elevados. Apenas, cerca de um quarto dos alunos portugueses atingem o nível médio dos países que ocupam os lugares cimeiros. 

 

Pode ler as conclusões sobre o mesmo, bem como comparar a realidade portuguesa AQUI.

 

 

GCI | junho 2023

 

 

 

 

PARA SUPRIR A FALTA DE PROFESSORES, O GOVERNO PREVÊ ALARGAR AS VIAS DE ACESSO AOS MESTRADOS DE QUALIFICAÇÃO PARA A DOCÊNCIA 

O Ministério da Educação prevê a necessidade de se formarem mais de 34 mil docentes até ao final desta década, para dar resposta às necessidades do sistema educativo. O alargamento das vias de acesso a mestrados de ensino é uma medida que visa colocar mais profissionais qualificados no sistema, e implica uma revisão do regime jurídico de habilitação profissional para a docência. Dar mais autonomia a universidades e politécnicos na definição dos critérios de acesso aos mestrados, reforçar o papel dos professores cooperantes e instituir estágios remunerados são algumas das medidas a serem discutidas e aprovadas num futuro próximo.


O levantamento das necessidades de docentes até 2030/31, feito pela Nova School of Business & Economics em 2021, aponta para a necessidade de recrutar entre 25% e 35% mais docentes nos vários ciclos de ensino. O 1º ciclo do Ensino Básico é o segundo grupo em que se regista maior necessidade de recrutamento, seguido do grupo de Educação Pré-escolar. 
Cabe às instituições de ensino superior criar as condições, incentivar e apoiar alunos detentores de uma licenciatura em Educação Básica, e de outras licenciaturas a definir no novo regime de acesso, para a frequência de um mestrado de qualificação para a docência.

 O ISEC Lisboa, que aposta fortemente na oferta formativa na área da Educação, destaca assim os mestrados que conferem habilitação para a docência: 
 
 

Saiba mais, ou faça a sua Inscrição Online AQUI

 

GCI | junho 2023

 

Durante o semestre letivo, os estudantes da Licenciatura de Engenharia de Proteção Civil tiveram a oportunidade de visitar o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Almeirim.

 

Foi possível a estes alunos verificarem o funcionamento de uma sala de operações sub-regional, enquanto ferramenta de agilização do comando estratégico.

 

Este Comando Sub-regional pertence, com outros 23, à estrutura operacional da ANEPC, são dirigidos pelos comandantes sub-regionais de emergência e proteção civil, e asseguram que, no âmbito da respetiva área de jurisdição, todas as entidades imprescindíveis às operações de proteção e socorro se articulam entre si, garantindo os meios considerados adequados à gestão de um acontecimento em cada caso concreto. Estes Comandos integram-se no SIOPS – Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro. 

 

GCI | junho 2023

 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS