- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 152
O ISEC Lisboa é uma das instituições parceiras do projeto europeu ZEEUS – Zero Emissions Entrepreneurship for Universal Sustainability, que visa transformar o papel das instituições de ensino superior (IES) no desenvolvimento de soluções empreendedoras e sustentáveis para os desafios globais.
Financiado pelo EIT HEI (European Institute of Innovation & Technology – Higher Education Initiative), o ZEEUS reúne universidades e parceiros estratégicos da Europa e de África, com o objetivo de capacitar estudantes, investigadores e profissionais para enfrentar os desafios globais das alterações climáticas, da transição energética e da transformação digital.
Ao integrar este consórcio internacional, o ISEC Lisboa contribuirá ativamente para a criação de Seed Factories – hubs de inovação e incubação de ideias e projetos que irão promover o desenvolvimento de startups sustentáveis, ações de mentoria, hackathons, masterclasses e o uso de ferramentas digitais de avaliação de impacto ambiental e financeiro. Estas fábricas de inovação estarão conectadas através de uma plataforma digital colaborativa, fomentando a partilha de conhecimento e a cocriação de soluções entre os dois continentes.
Com um foco claro nas transições verde e digital, o ZEEUS pretende formar mais de mil estudantes e profissionais, apoiar a criação de novas startups sustentáveis e fortalecer ecossistemas de inovação locais. O projeto está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e com as estratégias da União Europeia para a transformação ecológica e digital da economia.
Com esta participação, o ISEC Lisboa reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, o empreendedorismo e a formação de líderes capazes de criar impacto positivo no mundo.
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 77
Nos dias 22 e 23 de maio, a Doutora Patrícia Pacheco, Diretora de Internacionalização e docente do ISEC Lisboa, esteve presente na Conferência Internacional EDULOG 2025, organizada pela Fundação Belmiro de Azevedo, na Biblioteca Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto.
A Conferência intitulada “International students - a profitable industry or the prevalence of academic and socio-culture values?” reuniu especialistas nacionais e internacionais, para debater o papel dos estudantes internacionais no ensino superior. O foco esteve na análise dos seus impactos económicos, políticos, académicos e socioculturais. Os estudantes internacionais lançam um novo desafio e uma nova realidade ao Ensino Superior, mas acima de tudo criam oportunidades para a formação, a investigação, para o estabelecimento de redes e parcerias, que se deve direcionar para uma educação de qualidade.
Um dos principais tópicos em destaque foi o conceito de cidadania global, sublinhando a importância do envolvimento de toda a comunidade académica na promoção de ambientes inclusivos, sustentáveis e internacionalizados. Foi também enfatizada a necessidade de valorizar a diversidade como fator de enriquecimento institucional.
A participação do ISEC Lisboa neste evento reforça o seu compromisso com a internacionalização, a inovação pedagógica e a promoção de valores de cooperação intercultural e académica, contribuindo para um ensino superior mais global, colaborativo e centrado na qualidade da educação.
GCI | junho 2025
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 1034
O ISEC Lisboa promoveu, no dia 31 de maio, o seminário “Educação Inclusiva: Desafios na Resposta à Diversidade”, no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor. O evento, realizado no Campus Académico do Lumiar, reuniu cerca de 150 participantes, entre professores, investigadores, estudantes e profissionais da educação, com o objetivo de refletir sobre os desafios e as práticas para uma escola inclusiva.
A sessão de abertura contou com a presença de Tânia Carraquico, presidente do ISEC Lisboa, Rui Fonseca, diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano, Patrícia Pacheco, em representação da coordenação da Pós-Graduação em Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, e Sara Moura, diretora dos Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da DGE.
Seguiu-se a conferência de Luís Capucha, do ISCTE – UL, moderada por Joaquim Colôa, docente do ISEC Lisboa, na qual foi destacado que a diversidade exige respostas diferenciadas e estruturadas. A participação ativa do público originou um debate rico e partilhado.
Durante o coffee break, foi lançado o e-book “Diferentes Olhares para o Conceito de Educação Inclusiva”, apresentado pelas docentes Patrícia Pacheco e Sandrina Esteves, composto por 11 capítulos elaborados por ex-alunos da pós-graduação e respetivos docentes. Esta publicação aborda diferentes dimensões da inclusão, como responsabilidade social, multiculturalismo, comunicação e avaliação. Baseada em experiências reais, propõe práticas educativas centradas na equidade e na valorização da diversidade.
A mesa-redonda “Educação Inclusiva – Que Formação de Professores?” contou com a participação de Ana Sofia Freire, da ULisboa; Joaquim Melro, do Centro de Formação António Sérgio; e Nelson Santos, do Colégio Pedro Arrupe e do ISEC Lisboa, com moderação de Marco Ferreira, docente do ISEC Lisboa. Este momento promoveu novas perspetivas sobre o papel da formação docente na inclusão.
À tarde, decorreram cinco oficinas práticas em sessões paralelas, abordando temas como diferenciação pedagógica, por Vítor Maia, do Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, perturbações do espetro do autismo, por Evelina Brígido, da Faculdade de Motricidade Humana, ULisboa, comunicação aumentativa, por Miriam Azevedo, da ANDITEC, Tecnologias de Reabilitação, comportamentos disruptivos, por Ana Rodrigues, da Faculdade de Motricidade Humana, ULisboa e o uso da ludicidade como estratégia de inclusão, por Carina Santa Bárbara, da Associação A PAR.
A última conferência foi proferida por Maria do Céu Roldão, do Instituto Politécnico de Santarém, que refletiu sobre os fins, os meios e os paradoxos da inclusão. Joaquim Colôa encerrou o evento, reforçando a importância da articulação entre investigação, formação e prática.
Mais do que um seminário, este foi um encontro de pessoas comprometidas com uma escola que seja, verdadeiramente, para todos.
GCI | junho 2025
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 367
A apresentação da 2ª edição do Projeto TRACCE - TRAÇOS: Novos Caminhos da Arte Gráfica, realizada no âmbito da cooperação iniciada em 2024 entre a ABAQ (Academia de Belas Artes de L'Aquila) e a Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa, aconteceu entre 13 e 15 de maio em L'Aquila (Itália). Esta segunda edição envolveu docentes da ECAIC na criação de um livro de Gráfica Artística.
A Professora Manuela Maia, Diretora da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas (ECAIC) do ISEC Lisboa, que esteve presente em L’Aquila, através do programa Erasmus+ Mobilidade Docente, foi responsável pela sessão de abertura e acompanhou todos os trabalhos desta edição, entre os quais reuniões com stakeholders para planear os próximos passos do projeto. O evento contou também com a participação dos docentes Fernando Miguel Marques dos Santos e António José Magalhães Bajanca da ECAIC que fizeram uma apresentação em videoconferência.
O TRACCE pretende ser uma rede europeia de instituições de ensino superior da área das artes gráficas e do design que através do Livro apresentam a sua capacidade artística e técnica. A partir das criações dos diferentes parceiros da rede, alunos e professores, podem conhecer o que de melhor cada instituição tem para oferecer na Europa, para a aquisição de novos conhecimentos e para o desenvolvimento de novas competências, tal como para a realização de trabalhos artísticos e projetos de investigação.
Em relação ao programa Erasmus+ Mobilidade Docente, a professora Manuela Maia refere que, “A mobilidade aprofundou a ligação entre as duas instituições, iniciada em 2024, e reforçou a cooperação entre docentes. A partilha de experiências pedagógicas foi muito rica, especialmente em estratégias para o ensino do design e das artes gráficas, incluindo os desafios tecnológicos, como a Inteligência Artificial.”
A participação do ISEC Lisboa nesta iniciativa contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento do projeto TRACCE e para o fortalecimento da cooperação internacional, da investigação artística e da inovação no ensino das artes gráficas.
A rede TRACCE vai continuar a crescer com a curadoria da ABAQ e o parceiro ISEC Lisboa numa 3ª edição com a Faculdade de Belas Artes Sant Carles, da Universidade Politécnica de Valência, em Espanha. Futuras edições do projeto TRACCE contarão com a participação de instituições de ensino superior dos seguintes países: Espanha, Polónia, Turquia, Croácia e Alemanha.
GCI | junho 2025
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 330
No dia 28 de maio , o ISEC Lisboa celebrou o Dia Mundial da Criança com uma manhã cheia de atividades educativas, lúdicas e culturais, no Campus Académico do Lumiar. Recebemos três turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, que participaram em jogos pedagógicos, oficinas criativas e até numa animada aula de taekwondo, promovendo momentos de alegria, aprendizagem e movimento. A iniciativa foi organizada no âmbito do projeto Happy Campus, destacando a importância do bem-estar e da saúde mental desde a infância até ao ensino superior.
Os estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Educação Básica prepararam jogos e materiais pedagógicos, contando com o apoio dos colegas do 2.º ano na dinamização das atividades. As crianças visitaram também a exposição “Repercussões”, patente no My Campus e na Galeria do ISEC Lisboa, promovendo o contacto com a arte como forma de expressão.
Mais do que um dia de celebração, esta iniciativa representou uma oportunidade de aprendizagem prática para os estudantes do ISEC Lisboa e reforçou o compromisso da instituição com a promoção da educação de qualidade e da construção de uma comunidade académica mais inclusiva, saudável e feliz.
GCI | maio 2025