- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 828
As docentes do ISEC Lisboa, Sandrina Esteves e Sara Almeida Leite, participaram numa reportagem da CNN Portugal, abordando o fenómeno crescente entre crianças do pré-escolar e primeiro ciclo, que suprimem os verbos principais nas frases, utilizando apenas auxiliares.
Sandrina Esteves, professora no ISEC Lisboa, explicou que este comportamento é natural na fase de aquisição da linguagem e pode ser influenciado pela diversidade linguística nas escolas. Para a especialista, trata-se de uma fase normal do desenvolvimento infantil e não representa um problema.
Sara Almeida Leite, escritora e docente de Língua Portuguesa e Literatura Infantil no ISEC Lisboa, apontou que a tendência de simplificação linguística está relacionada à necessidade de comunicação rápida, mas reforçou a importância de as crianças aprenderem a usar a linguagem correta em contextos formais. Ambas as especialistas destacaram que, embora gramaticalmente desafiante, este fenómeno não compromete a comunicação.
Leia o artigo na integra aqui.
GCI | fevereiro 2025
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 468
No âmbito do projeto "Happy Campus – I feel good here", o ISEC Lisboa realizou três formações voltadas para a inclusão e a diferenciação pedagógica no ensino superior.
Em janeiro, o ISEC Lisboa promoveu duas formações focadas na inclusão de estudantes com necessidades específicas. A primeira, realizada no dia 22 de janeiro, foi uma ação de sensibilização para os não docentes, com o objetivo de promover um atendimento mais inclusivo e acolhedor. A segunda, no dia 30 de janeiro, foi uma formação destinada aos coordenadores de curso, com foco em estratégias para criar um ambiente mais acessível e inclusivo no campus.
Já no dia 13 de fevereiro, foi realizada uma formação para professores, com o objetivo de refletir sobre a importância de adaptar os métodos de ensino às diversas necessidades dos alunos, promovendo a inclusão e o sucesso académico.
Essas ações refletem o compromisso do ISEC Lisboa em garantir a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, proporcionando a formação e as ferramentas necessárias para a criação de um ambiente académico mais inclusivo e acessível.
GCI | fevereiro 2025
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 656
A Presidente do ISEC Lisboa e Vice-Presidente do Colégio Politécnico da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP), Professora Doutora Cristina Ventura redigiu um artigo de opinião, publicado no Jornal Público, a 12 de fevereiro de 2025. Intitulado RJIES: os riscos de uma aparente mudança, o artigo analisa as propostas de alteração ao Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES) em Portugal dividido em quatro áreas: o Sistema Binário e a Racionalização da Rede; Autonomia das Instituições de Ensino Superior (IES); Governação das IES; Outras Mudanças.
Aborda, também, a mudança que, embora pouco divulgada, passa pela alteração à designação do RJIES, deixando de ser denominado como Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e tornando-se Regime Jurídico das Instituições de Educação Superior.
A Presidente do ISEC Lisboa explora ambas definições afirmando:
“Por norma, o termo Ensino Superior refere-se principalmente ao processo formal de ensino e aprendizagem em instituições de ensino superior (IES), como universidades, institutos politécnicos e restantes estabelecimentos de ensino superior. Está relacionado com a transmissão do conhecimento, com o desenvolvimento de competências e com a obtenção de qualificações nos cursos e formações oferecidas nestas instituições. Já Educação Superior tem um significado bem mais abrangente. Inclui não apenas o ensino e a aprendizagem, mas também a investigação científica, a inovação, as atividades de ligação à sociedade, a formação ao longo da vida e o impacto do “ensino superior” e das suas Instituições na sociedade.”
Com a nova proposta de alteração ao RJIES, já enviada pelo Governo, à Assembleia da República pretende-se abordar os seguintes aspetos:
“Destacar do papel das IES na construção de uma sociedade com o conhecimento, a criatividade e a inovação como pilares de crescimento, de desenvolvimento sustentável e de bem-estar;
Reforçar o papel das IES na promoção do desenvolvimento das regiões em que se inserem, contribuindo para a resolução de desafios sociais a nível nacional, europeu e mundial; Reforçar a participação das IES na construção do espaço europeu de educação superior, de ciência e de inovação, então seria imperioso que tal proposta indicasse caminhos e mecanismos com vista à promoção mas também à medição e avaliação de aspetos eminentemente relacionados com uma visão holística da Educação Superior.”
Leia o artigo na íntegra aqui!
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 648
Decorreu hoje, dia 14 de fevereiro, no Teatro Thalia, a Tomada de Posse dos Membros do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica (CNIPES). Entre os vários membros empossados durante a cerimónia, o Professor Doutor Nuno Ricardo Oliveira, Coordenador do Learning Innovation Studio do ISEC Lisboa tomou posse enquanto membro do Centro de Excelência e Inovação Pedagógica em Cinema e Artes dos Media (CECAM).
Na cerimónia foi composta por 5 momentos: a Tomada de Posse do CNIPES; Boas-vindas pela Presidente do CNIPES – Professora Doutora Patrícia Rosado Pinto; A oradora da conferência: Mairéd Pratschke, também membro do CNIPES, com a apresentação do livro “Generative AI and Education: Digital Pedagogies, Teaching Innovation and Learning Design; a mesa redonda com o tema: Educação Superior e Inteligência Artificial composta por Ana Paiva, Secretária De Estado da Ciência, Arlindo Oliveira, Presidente do INESC, José Alferes, Diretor da Nova FCT e moderada pela Presidente do CNIPES, Patrícia Rosado Pinto e o encerramento da sessão pelo Ministro da Educação, Ciência e Inovação, o Doutor Fernando Alexandre.
O CNIPES reúne especialistas na área da inovação e da inteligência artificial reforçando a importância da implementação de tecnologias inovadoras durante o processo pedagógico.
GCI | janeiro 2025
- Detalhes
- Categoria: Notícias ISEC Lisboa
- Visualizações: 652
Ana Luísa de Oliveira, docente da Pós-Graduação "Arte de Contar Estórias" do ISEC Lisboa, publicou o artigo "Empoderamiento femenino en el cómic portugués: un manifesto por la igualdad de género" na OCNOS - Revista de Estudios sobre Lectura. O trabalho, em coautoria com as investigadoras Ângela Balça e Paulo Costa, da Universidade de Évora, aborda a representação da mulher nos quadrinhos portugueses, e foi desenvolvido no âmbito da sua pesquisa no Mestrado em Promoção da Leitura e Literatura Infantil da Universidade de Castilla-La Mancha.
O artigo, que resultou numa nota final de 20 valores, reflete a dedicação da docente à promoção da igualdade de género e ao estudo da leitura e literatura. A OCNOS é uma revista científica de renome que publica pesquisas sobre leitura, escrita e os seus aspetos sociais e culturais.
Formada em Animação Socioeducativa e pós-graduada em Arte de Contar Estórias, Ana Luísa de Oliveira também leciona a unidade curricular de Mediação do Livro e da Leitura nos cursos de pós-graduação em Arte de Contar Estórias e Organização e Dinamização de Bibliotecas Escolares no ISEC Lisboa, partilhando o seu conhecimento com os alunos. A instituição parabeniza a docente pela sua publicação e contribuição académica.
GCI | fevereiro 2025