Os estudantes do 1.º ano da licenciatura em Gestão Hoteleira, do ISEC Lisboa, realizaram duas visitas técnicas a dois hotéis de 5 estrelas, o Altis Grand Hotel e o Lumiares & Spa Hotel, em Lisboa, no passado dia 06 de novembro. Nestas duas unidades hoteleiras de excelência, os alunos tiveram a oportunidade de ficarem a conhecer o funcionamento dos principais departamentos e secções operacionais, tais como: a departamento de alojamento, receção/front office, serviços de quartos e andares, housekeeping (lavandaria, rouparia) e o departamento de F&B (Pequenos-almoços, Restaurante/Bar). Estas duas visitas distintas foram muito enriquecedoras e esclarecedoras, como forma de articulação das unidades curriculares com a prática hoteleira.

Estas visitas de estudo foram organizadas e coordenadas pelo professor Vasco Ribeiro Santos, docente da licenciatura em Gestão Hoteleira, do ISEC Lisboa. 

GCI | novembro 2023

 

 

No âmbito da Unidade Curricular de Seminário da Licenciatura em Gestão Autárquica, o Dr. Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, esteve presente no ISEC Lisboa, no passado dia 8 de novembro, a convite do professor Luís Caetano, coordenador da Licenciatura em Gestão Autárquica.

Antes do início da sessão, o político encontrou-se com a Presidente do ISEC Lisboa, Doutora Cristina Ventura para uma conversa informal.

"Ser autarca é saber conhecer e perceber as pessoas" – foi a frase, proferida pelo Dr. Basílio Horta, que deu início à sessão. O autarca reconhece a importância do seu papel e realça que os munícipes de Sintra são o foco do seu trabalho.

A sessão, que contou com uma sala cheia, decorreu num tom descontraído onde o presidente da Câmara de Sintra partilhou a experiência e os desafios de uma autarquia, referindo os três princípios fulcrais para a sua gestão: a igualdade, a transparência e a participação. Partilhou, ainda, os projetos e investimentos que a Câmara de Sintra tem na área da Saúde e Educação, e de como estes são fundamentais para a qualidade de vida e satisfação de todos os que vivem e trabalham em Sintra, considerando duas áreas de máxima importância.

O ISEC Lisboa agradece a todos os intervenientes pela partilha de conhecimento que será, certamente, uma mais-valia para todos.

GCI | novembro 

Fotos: Sandra Ribeiro ©Assembleia da República 

Os embaixadores seniores e juniores da Escola Secundária Leal da Câmara, com a supervisão da Dra. Isabel Baltazar, coordenadora pedagógica do programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, organizaram um debate na sala do Senado da Assembleia da República, sob o tema A Voz dos Jovens na Europa – Democracia, Sustentabilidade e Direitos Humanos – que Europa querem nas eleições de 2024?. O mesmo decorreu no dia o dia 27 de outubro, numa ação que juntou 11 escolas EPAS participantes, de norte a sul do país, reunindo mais de 250 jovens em frente a um painel de ilustres protagonistas da vida política nacional e europeia, que responderam prontamente ao convite que lhes foi lançado para ouvirem as questões e as sugestões destes jovens.

Sentaram-se à mesa para ouvir estes jovens a vice-presidente da Assembleia da República, Edite Estrela, o Ministro da Educação, João Costa, o Deputado ao Parlamento Europeu, João Albuquerque, o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, um representante do Gabinete do Parlamento Europeu, Mário Queiró, e uma representante da Juventude Comunista, Mónica Mendonça, para um debate onde todos os grupos parlamentares foram convidados a marcar presença. Para além das intervenções de cada um, os protagonistas da vida política nacional e europeia mostraram-se disponíveis para responder às questões colocadas pelos diversos alunos das diferentes escolas e ouviram, atentamente, as sugestões destes. "Foi um dia de verdadeira Democracia em ação. Estes jovens mostraram as suas preocupações, colocando questões, pedindo esclarecimentos e até dando sugestões sobre a atualidade, nomeadamente, o combate à abstenção nas próximas eleições europeias de 2024", referiu a docente do ISEC Lisboa, Isabel Baltazar.

Com moderação
 da Dra. Isabel Baltazar, todas as escolas puderam fazer ouvir a sua voz. Desde o Colégio de Gaia, Escola Secundária Gaia Nascente, Colégio Ined, Colégio Alemão do Porto, Escola Secundária de Arganil, Escola Secundária de Moimenta da Beira, Escola Secundária Eça de Queirós e Escola Secundária Rainha D. Leonor de Lisboa, Colégio Amor de Deus de Cascais, Escola Secundário Poeta Joaquim Serra do Montijo, à Escola Secundária Leal da Câmara de Rio de Mouro, todos os porta-vozes dos embaixadores juniores das escolas participantes intervieram.
 
Coube à professora Isabel Baltazar fazer o encerramento da sessão sobre Que Democracia para a Europa?. A coordenadora pedagógica do programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu referiu que "atualmente a União Europeia encontra-se numa encruzilhada, agravada pelas constantes crises, guerras e pelo facto de a grande maioria dos europeus não se envolverem no projeto de construção europeia. Ou, pelo contrário, serem eurocéticos ou mesmo contra o projeto europeu. A reflexão sobre a democracia europeia deve ser a prioridade para pensar a participação do povo nessa Europa que é o regresso à sua própria génese. Por outro lado, para além da escassa participação dos cidadãos no processo de construção europeia, as próprias instituições europeias sofrem de um défice democrático", dando como exemplo o caso do Parlamento Europeu, a instituição eleita pelos cidadãos mas que precisa de aprofundar a sua vocação democrática, já que os europeus não revelam interesse por participar plenamente e outros sentem-se impotentes frente às instituições. Consequentemente, a democracia europeia é constantemente questionada como uma forma a promover uma maior participação no espaço europeu. 

 
GCI | novembro 2023
 

 

Os sismos são fenómenos naturais, quase sempre desastrosos, que conferem um grande desafio no que respeita à segurança de qualquer país. O facto de ocorrerem de forma imprevisível, tanto em relação ao local onde poderão acontecer quanto às suas consequências, devem colocá-los no topo da lista das preocupações no que respeita a socorro civil, gestão de operações, de danos entre muitas outras premissas que decorrem deste tipo de evento.

Sobre este tópico, sempre atual e presente, o diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica, do ISEC Lisboa, Paulo Gil Martins, escreveu uma artigo de opinião, publicado no jornal I. Com o título, certeiro e de alerta - Pensar o Impensável - o docente do ISEC Lisboa escreveu: "Um Sismo é um desastre natural não possível de prever, com consequências que dependem da sua magnitude, duração, local do epicentro, dia, hora e local afetado. Um sismo, só por si, não causa danos nem vítimas. O problema não são os sismos, mas sim as pessoas. As consequências de um sismo estão diretamente relacionadas com o que colocamos sobre um território, como o colocamos e como fazemos a sua gestão.", pode ler-se. 

 

 Pode ler o artigo de opinião completo AQUI. 

  GCI | novembro 

A equipa do Projeto Teaching To Be, do ISEC Lisboa, teve a oportunidade de participar, com duas intervenções distintas, na Conferência Nacional: O bem-estar do docente em contexto escolar: realidade e desafios. A mesma foi  promovida pela DGAE - Ministério da Educação, e destinou-se, principalmente, aos diretores de agrupamento de escolas nacionais e decorreu no dia 02 de novembro.

Esta participação na conferência contou com uma comunicação intitulada: O Projeto Teaching To Be: enquadramento e objetivos, dinamizada pela Professora Doutora Patrícia Pacheco, onde foi realçada a metodologia do projeto, a construção e desenvolvimento do curso online sobre o bem-estar docente. Já a Professora Doutora Ana Barqueira apresentou uma comunicação com o tema: Formação de professores e bem-estar docente: um exemplo de intervenção, que teve como objetivo a apresentação dos primeiros resultados exploratórios da análise quantitativa dos dados do projeto Teaching To Be. Esta ação foi uma iniciativa importante para a disseminação do projeto, mas também uma oportunidade para se discutir a relevância deste tema nas políticas educativas. 

GCI | novembro 2023


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS