Decorreu, no dia 27 de janeiro, um seminário promovido pela Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, no âmbito da pós-graduação em Administração e Gestão em Educação, intitulado “Desafios da Administração e Gestão de uma Escola Privada: O Caso da Escola Ave Maria” que contou como convidado o Professor Dr. Sérgio Manuel Pombeiro, Diretor na Escola Ave Maria, em Lisboa.

Durante a sessão, o orador convidado fez uma breve caracterização da escola que dirige e identificou, igualmente, os desafios da gestão escolar: A captação e permanência de alunos; Gestão financeira e sustentabilidade; Formação e gestão de professores; Relacionamento com pais e participação na rotina escolar; Tecnologias em sala de aula; comunicação e, por fim, a inovação pedagógica. 

Para encerrar a sessão, o diretor da Escola Avé Maria assinalou desafios que as escolas enfrentam atualmente e enfrentarão desde a reforma curricular derivada à era digital (o recurso à tecnologia e a métodos de ensino inovadores e altamente tecnológicos: o impacto da inteligência artificial na educação), o papel dos pais na família no século XXI, bem como a saúde mental das crianças e jovens.

GCI | fevereiro 2024

A Universitas e a Junta de Freguesia do Lumiar (JLF) estabeleceram um acordo de parceria onde um dos objetivos passa pela realização de relatórios sobre patologias construtivas em edifícios que pertencem à JLF ou por esta utilizados. O Engenheiro Jorge Grandão Lopes, docente no ISEC Lisboa, na Licenciatura em Engenharia da Construção e Reabilitação foi o responsável pela realização dos mesmos.

Nesse sentido, foram realizados três relatórios e enviados à Junta de Freguesia do Lumiar, aplicáveis aos seguintes edifícios: Mercado do Lumiar; Biblioteca Maria Keil; Pólo de Telheiras da Junta de Freguesia do Lumiar.

Ressalvamos, ainda que, os relatórios já elaborados serão alvo de estudo na unidade curricular de Patologia de Materiais, Anomalias e Diagnóstico das Construções da Licenciatura em Engenharia da Construção e Reabilitação, estando ainda previstas a realização de visitas com alunos aos correspondentes edifícios e trabalhos de avaliação de conhecimentos.

 

GCI | fevereiro 2024



No dia de 20 de Janeiro teve lugar nas instalações do ISEC Lisboa a Conferência Final do Projeto Europeu KA3 Teaching To Be (T2B), um projeto que envolveu 8 países da União Europeia. Esta iniciativa reuniu no mesmo espaço todos os docentes que colaboraram nas diferentes fases do projeto nos últimos três anos, bem como a equipa de investigadores do ISEC Lisboa que tornou tudo isso possível.

Ao longo do dia, tivemos a oportunidade de refletir e discutir sobre o bem-estar docente, os seus fatores promotores e inibidores, contando para isso com oradores convidados especialistas nesta temática, como o Professor Doutor Leonel Oliveira, investigador na Universidade do Minho, o Professor Doutor José Castro Silva, docente e investigador no ISPA e o Professor Doutor Fernando Alexandre, da Direção-Geral da Administração Escolar.

Procurou-se, deste modo, dar uma perspetiva multidimensional do bem-estar docente, que salienta a complexidade de variáveis associadas aos professores, alunos, famílias, políticas educativas e que podem contribuir para a melhoria do bem-estar docente em Portugal e na Europa. Por fim, a equipa de investigadores do ISEC Lisboa teve a oportunidade de apresentar o projeto e a respetiva metodologia, bem como os resultados nacionais obtidos ao longo destes 3 anos.
Reforçamos um especial agradecimento a todos os que puderam marcar presença, aos professores que aceitaram fazer parte deste estudo, e aos vários parceiros que contribuíram para o sucesso do T2B.

 

GCI | janeiro 2024

Decorreu, no dia 24 de janeiro, a primeira apresentação das ilustrações que os alunos da Escola de Comunicação e Indústrias Criativas (ECAIC) estão a desenvolver para a participação do Calendário INAPA 2025. Esta sessão de acompanhamento contou com a presença de duas representantes da  INAPA - a empresa líder no sector da distribuição de papel em Portugal, Maria Alti e Cátia Amorim. 

Este é o 5.º ano consecutivo que os alunos da ECAIC são convidados a participar no Calendário INAPA onde participam várias Escolas Superiores de Design a nível ibérico. O tema da próxima edição é a música e a visita teve como principal objetivo a apreciação e melhoria dos trabalhos já realizados pelos alunos. A seleção final dos trabalhos acontecerá em maio do presente ano e os mesmos integrarão o calendário do próximo ano. 

Na iniciativa estiveram presentes, na totalidade, 72 alunos, três turmas de 1º ano da Licenciatura em Design e Produção Gráfica e uma turma de 1.º do Curso Técnico Superior Profissional de Produção Gráfica e Digital.

Desejamos a todos os participantes boa sorte e muita criatividade! 

SOBRE O PROJETO

O Calendário INAPA é um projeto que funde a paixão pelo papel, a arte das técnicas de  impressão e a criatividade e proporciona aos participantes uma formação no âmbito das unidades curriculares de Produção Gráfica, sobre FinePapers, tipos de impressão e acabamentos. A parceria entre o ISEC Lisboa e a INAPA permite aos estudantes o desenvolvimento de competências e uma aproximação entre o mundo empresarial e o mundo académico. 

Relembramos que, nas últimas edições, as ilustrações premiadas dos alunos do ISEC Lisboa integraram os calendário produzidos pela INAPA: 

Vencedores do calendário de 2021
  • Capa – Beatriz Julião
  • Mês de Março - João Carvalho
Vencedores do calendário de 2022
  • Capa - Diogo Nóbrega
  • Mês de Abril - Miguel Ribeiro
Vencedores do calendário de 2023
  • Mês de Setembro - Miguel Vieira 
Vencedores do calendário de 2024
  • Mês de Fevereiro - Maria de Lurdes Reis
  • Mês de Julho - David Baptista Cardoso

 

GCI | fevereiro 2024

Transformar Conhecimento em Sucesso é o tema da 1.ª Conferência Europeia EUPHE que conta com a participação de diversas instituições de ensino superior privadas. A cidade do Porto foi o local escolhido para albergar a conferência entre hoje, dia 18, e amanhã, dia 19 de janeiro. A Presidente e Vice-Presidente do ISEC Lisboa, Doutora Cristina Ventura e Mestre Tânia Carraquico estão presentes no evento que tem como objetivo debater a cooperação entre instituições de ensino público e privado, a qualidade na oferta de formações no setor privado e a adoção de práticas que visam o sucesso académico e profissional dos estudantes.

“É essencial que as instituições de ensino superior privado se diferenciem pela excelência formativa, pela capacidade de investigação científica, pela inovação e desenvolvimento tecnológico e pela ligação ao tecido social, às empresas e ao mercado de trabalho" afirmou o vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo.

Na conferência estão, igualmente, presentes a diretora-geral do Ensino Superior em França, Anne‐Sophie Barthez, representantes do setor da educação vindos de diversos locais do globo: Eslovénia, Alemanha, Estados Unidos, República Dominicana e Brasil.

GCI | janeiro 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS