A Sala do Arquivo, dos Paços do Concelho, no Edifício da Câmara Municipal de Lisboa, encheu-se de ilustres convidados para assistirem à sessão solene em que foi lançada a Cátedra UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma. Coube à Presidente do ISEC Lisboa, a Doutora Cristina Ventura, proferir as primeiras palavras desta sessão. “Hoje oficializamos aqui o lançamento e implementação da nova Cátedra UNESCO - A Cidade que Educa e Transforma. Esta é a 20.ª Cátedra atribuída pela UNESCO a uma instituição de ensino portuguesa, a 4.ª atribuída em Portugal a uma instituição de ensino superior politécnica e a 2.ª a uma instituição do ensino superior do subsector privado”, começou por dizer.


Esta Cátedra é suportada por uma rede internacional com o mesmo nome (RICET - Rede Internacional A Cidade que Educa e Transforma) liderada pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa e constituída, neste momento, por 12 instituições  de ensino, não superior e superior, universitário e politécnico de natureza pública, privada, comunitária e fundacional de Portugal, do Brasil e da Guiné-Bissau”, esclareceu sobre a sua unificação pelo Programa de Cooperação Internacional. Como forma de sublinhar a importância de uma envolvência e abertura entre todos os parceiros, a Doutora Cristina Ventura, justificou a escolha do local para este dia de arranque da Cátedra. “Numa primeira nota gostaria de vos dizer a razão de fazermos esta cerimónia aqui neste magnífico local (...) escolhemos simbolicamente propositadamente este local procurando transmitir um sinal do que queremos ser e fazer neste projecto, sinalizando uma academia aberta, de forte interação e proximidade com as comunidades locais, dialogante com toda a administração local na procura e construção conjunta de soluções. Cumpre-me, portanto, agradecer desde já à Câmara Municipal de Lisboa a receptividade que, desde a primeira hora, nos concederam”, acrescentou ainda antes de passar a palavra a Jaqueline Moll, representante da Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Brasil, que na cerimónia deu voz aos parceiros membros do Brasil que integram este consórcio. 


Jaqueline Moll, no seu discurso, deixou algumas referências como fontes de inspiração, com os informes da UNESCO desde os anos 70 até aos desafios dos dias de hoje. “Trata-se agora de reconhecermos os nossos desafios e necessidades, valências e reconhecermo-nos como companheiros de viagem, juntos na tarefa de formarmos um mundo cívico e sustentável para estas e para as próximas gerações. Os temas ambientais, seguramente, atravessaram a Cátedra, porque é preciso”, sublinhou. 


Na sua profunda Intervenção, o Professor Doutor Pedro Lourtie, orador convidado para a mesa de honra desta sessão solene, relembrou alguns dos princípios da Carta das Cidades Educadoras da UNESCO e deixou alguns desafios a este grupo de trabalho. “(…) a educação transcende as paredes da escola para impregnar toda a cidade.”; “(…) vive um processo permanente que tem como finalidade a construção da comunidade e de uma cidadania livre, responsável e solidária (…)”; “Uma cidadania consciente dos desafios que a humanidade enfrenta (…)”; “(…) uma crise eco-social, que coloca em risco a vida de parte importante da humanidade (…)” como orientação geral face aos desafios dos tempos atuais, décadas depois: “Os desafios ambientais; Os desafios da democracia; Os desafios da justiça social; Os desafios da mobilização da intervenção. Em conclusão, perguntas/ferramentas para a ação destes parceiros, o seu “são contributo para a reflexão sobre a Cidade que Educa e Transforma. Que objetivos privilegiar e como intervir na cidade? Como mobilizar recursos humanos, físicos e financeiros? Como envolver os cidadãos e aproveitar as suas competências e disponibilidades? Como ir ao encontro das populações, dos diferentes grupos sociais e compreender as suas motivações e preocupações? Como combater a discriminação e promover a justiça social?

Como promover a coesão social? Como melhorar o ambiente na cidade e no Mundo?

Como fazer da cidade um lugar melhor pela educação?”. 


Da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Vítor Ramalho destacou: “A Cátedra que aqui vamos iniciar transporta-nos para aquilo que é a UNESCO e foi a UNESCO que há alguns anos reconheceu a língua portuguesa como língua mundial (Dia Mundial da Língua Portuguesa, efeméride assinalada a 5 de maio) dando relevância que a língua enquanto factor impacta alguns dos povos de língua oficial portuguesa mas sobretudo como instrumento económico nos dias de hoje. Por outro lado, transporta-nos para as cidades, onde hoje em dia a maioria da população mundial vive”, alertou. 


Sofia Athayde, Vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, cujos pelouros e competências executivas incluem, entre outros, a Educação, a Juventude e Cidadania, foi uma das honrosas convidadas. Ao dirigir-se aos presentes e após congratular a atribuição desta Cátedra, pela UNESCO, a este grupo de instituições de ensino, agradeceu em seu nome e da cidade por “terem escolhido Lisboa para assinalar este acontecimento tão importante para todos nós. Para a Câmara Municipal de Lisboa é uma honra, um privilégio e uma grande alegria receber-vos nesta sala que é tão especial, tão representativa da nossa casa”, começou por dizer. "Acreditamos que será mais um passo determinado no sentido de cumprir o nosso propósito firme de tornar Lisboa numa cidade cada vez mais educadora e, assim, transformadora”, enalteceu. 

 

Após a entrega dos protocolos aos parceiros, que agora assumem funções na RICET  - Rede Internacional A Cidade que Educa e Transforma, seguiu-se um Porto de Honra, como simbolismo histórico do firmar deste compromisso e responsabilidade, bem presente para todos, cuja confiança agradecem, como destacou a Presidente do ISEC Lisboa, a Doutora que deixou “num agradecimento à UNESCO pela confiança depositada no ISEC Lisboa, e no conjunto destas instituições, deixando aqui expresso o nosso firme compromisso com os princípios orientadores da UNESCO e do programa de cooperação UNITwin”.  

 

GCI | Fevereiro 2023

 

 

Com aprovação da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, foi constituída a Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma -  unificada pelo Programa de Cooperação Internacional cuja ação ficará a cargo da RICET – Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma, liderada pelo ISEC Lisboa e da qual fazem parte 12 instituições de ensino superior, nacionais, do Brasil e da Guiné-Bissau.


O lançamento desta Cátedra acontecerá a 28 de fevereiro de 2023, na Sala do Arquivo, Paços do Concelho, Edifício da Câmara Municipal de Lisboa, numa sessão solene, dias antes da RICET iniciar a sua atividade, que visa cumprir os seguintes objetivos: 

A promoção de um sistema integrado de atividades de investigação, formação e documentação na área das Cidades Educadoras e a divulgação de conhecimentos sobre o conceito de uma cidade educadora, a fim de permitir modelos de governação em linha com os ODS;

A Investigação e reflexão sobre as práticas baseadas em modelos de governação inspirados no conceito de Cidades Educadoras e suas respostas aos problemas emergentes das sociedades, especialmente na perspetiva da consolidação de democracias;

A criação de uma Rede de conhecimento que permita aos governos locais oferecer uma oferta diversificada de respostas equitativas e justas para os problemas da sociedade contemporânea;

A cooperação e colaboração na construção de sociedades do conhecimento através de diferentes estratégias de cidades educadoras.

 

 

A Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma é constituída pelos seguintes membros fundadores: 

 PROGRAMA

 

Sara de Almeida Leite, docente do ISEC Lisboa, foi convidada para apresentar o seu livro Quem disse que namorar era simples?, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal no âmbito da comemoração do Dia de São Valentim, que se assinala a 14 de fevereiro. Esta obra pertence à coleção O Mundo da Inês, com a chancela da Porto Editora.

 

A sessão de apresentação da obra literária infantojuvenil destinou-se aos jovens do 5.º, 6.º e 7.º anos do Ensino Básico de vários agrupamentos de escolas do município de Setúbal e incidiu sobre a temática dos relacionamentos e do namoro saudável.

 

A Autora Sara de Almeida Leite é professora no ISEC Lisboa, onde também coordena a pós-graduação Arte de Contar Estórias, que acumula com o cargo de Presidente do Conselho Técnico-Científico do ISEC Lisboa. Desde 2008 que tem publicado livros e artigos sobre o bom uso da língua e sobre o ensino da literatura. Já ilustrou obras de literatura infantil e trabalhou como tradutora. É doutorada em Estudos Portugueses, na especialidade de Ensino do Português. É autora das coleções infantojuvenis O Mundo da Inês e Os Mega B.A.Y.T.E.S..

GCI | Fevereiro

Tens interesse na área dos Transportes Marítimos e gostavas de aprofundar mais o teu conhecimento? Então estas duas ações de formação são para ti!

 

O ISEC Lisboa juntamente com o Clube Intercultural Europeu,  parceria promovida pela Coordenação do GIAAE – Gabinete de Integração Académica e Apoio ao Estudante, irá desenvolver, em março, duas ações de formação inseridas no curso “Introdução ao Transporte Marítimo”. 

 

O que precisas saber?

  • As inscrições estão abertas a todos os cursos do ISEC Lisboa, com especial participação dos estudantes dos cursos de Proteção Civil, Reparação e Manutenção de Aeronaves, Gestão Aeronáutica e Energias Renováveis e Ambiente;
  • A formação é gratuita;
  • A iniciativa irá decorrer em regime de b-learning;
  • As turmas serão compostas por, no máximo, 15 alunos e carga horária total será de 25 horas.
  • A 1.ª ação decorre de 6 a 10 de março na sala C4 no edifício C no ISEC Lisboa;
  • Nos dias 6, 8 e 10, as aulas serão presenciais e decorrerão das 14h30 às 17h30. As restantes horas serão realizadas através de uma plataforma onlinede forma assíncrona;
  • A 2.ª ação decorre de 13 a 17 de março na sala C4 no edifício C no ISEC Lisboa – horários ainda a definir;
  • Todos os participantes terão direito a certificado no fim da formação.

 

O objetivo do curso de Introdução ao Transporte Marítimo é dar a conhecer a indústria dos transportes marítimos bem como as oportunidades de emprego que existem neste sector profissional.

 

As ações de formação são compostas pelos seguintes conteúdos: O papel dos transportes marítimos; Os tipos de transportes; Navios de carga; Viagens e comércio; Os shipping clusters members; Dinâmica empresarial do setor.

 

No final das duas ações serão selecionados cinco participantesde ambas as turmas, para uma visita de estudo a Varna (Bulgária) que irá ocorrer de 20 a 24 de março, totalmente financiada pelo EEA&Norway Grants - Fund for youth employment, ou seja, isenta de custos para os participantes.

 

Inscreve-te já AQUI e não fiques a ver navios!

 GCI | Fevereiro 23
 

No passado dia 10 de fevereiro decorreu, no ISEC Lisboa, um encontro organizado pelo Centro de Estudos e Investigação Aplicada (CEIA) sob a temática: Sociedades Inclusivas e Sustentáveis. A sessão, aberta pelas Professoras Doutoras Luísa Araújo, diretora do CEIA, e Ana Paula Oliveira, Diretora da Direção Geral para a Investigação e Desenvolvimento, contou com a intervenção dos oradores Patrícia Dias e Nuno Dorotea. 

 

Patrícia Dias, doutorada em Ciências da Comunicação e docente na Universidade Católica Portuguesa, apresentou o projeto Smarter Cities Portugal: Innovation Incubators and Public Entrepreneurs in Times of Decentralization: 9 Case Studies. A oradora explicitou o conceito de Smart Cities e discutiu a forma como a tecnologia pode contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos. O projeto tem quatro pilares: Sustentabilidade, Mobilidade, Inovação e Participação e foi implementado em vários municípios, entre os quais Lisboa, Cascais, Mafra e Fundão.

 

Por seu turno, Nuno Dorotea, docente no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, apresentou o tema Dimensão Inclusiva do Plano de Transição Digital na Educação. Enfatizou o papel da tecnologia no contexto educativo e as potencialidades que oferecem para  a diversificação de práticas pedagógicas (de ensino e de aprendizagem) e para a promoção de competências digitais necessárias a uma plena realização pessoal e inclusão social dos jovens.

 

Nesta mesma jornada de investigação, o Professor Carimo Rassal, docente no ISEC Lisboa, apresentou o tema A Sustentabilidade Ambiental na Hotelaria: A Visão da Geração Z. Durante a sua intervenção, partilhou o estudo em curso sobre as expectativas da geração Z - os nascidos entre 1995 e 2010 - relativa ao papel da sustentabilidade na hotelaria e práticas de sustentabilidade em unidades hoteleiras.  

 

O ISEC Lisboa agradece a todos os organizadores, oradores, convidados e participantes a partilha de ideias e a sua presença nesta jornada de Investigação do CEIA.




GCI | Fevereiro 23

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS