Sobre    Equipa     Publicações      Galeria      Eventos      Contactos

O Projeto Ciência Júnior – Ciência para crianças: Didáticas e Dinâmicas é uma investigação centrada na estruturação de uma estratégia metodológica para o ensino das ciências experimentais que ambiciona introduzir alunos do 1ºCEB numa metodologia científica assente na articulação do contexto formal e não formal. Tem como objetivos:

  • (i) validar essa metodologia que, adequando-se de forma diferenciada ao nível das crianças e explorando a socialização, sistematizadamente desenvolva competências que evidenciem conhecimento conceptual, literacia científica, capacidades de observação, de atenção, de concentração, de pensamento crítico, curiosidade e capacidade de trabalho em equipa, promover o gosto pela pesquisa e pelo estudo;
  • (ii) criar e desenvolver jogos educativos (e a sua validação), para serem usados como facilitadores da articulação dos contextos não formais com conteúdos curriculares;
  • (iii) estruturar uma adequada formação de professores para uma adequada transmissão quer da metodologia quer dos recursos didáticos e das dinâmicas criadas.

Este projeto enquadra-se no domínio de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa 2017-2020, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”.