Campus Buddy é a mais recente aplicação do ISEC Lisboa que tem como finalidade ajudar os alunos a navegar no mundo do ensino superior. Criada no âmbito do Projeto Happy Campus - I Feel Good Here, a app procura apoiar o processo de acolhimento dos novos estudantes, promovendo uma melhor integração no Ensino Superior contribuindo para a sua saúde mental e o bem-estar físico e psicológico.  
A aplicação servirá como ferramenta de apoio à integração mas, também de entreajuda entre estudantes de outros ciclos. Na app é possível fazer "match" com o seu mentor, baseado no curso, em gostos e preferências dos estudantes. Através do chat incorporado, os mentores poderão comunicar com os mentorados, de uma maneira fácil e segura.

Sobre o projeto:
Happy Campus – Programa de Saúde Mental no Ensino Superior
O Happy Campus, um projeto elaborado pelo Instituto Superior de Educação e Ciências – ISEC Lisboa e pelo ISTEC - Instituto Superior de Tecnologias Avançadas, financiado pela Direção Geral de Ensino Superior (DGES), visa promover a saúde mental e o bem-estar de toda a comunidade académica através de iniciativas relacionadas com desporto, cultura e lazer. Assente no modelo Stepped Care, personalizado à medida de cada aluno, o projeto está inserido em 4 áreas de intervenção: prevenção, bem-estar, mitigação e remediação.

Descobre aqui a app!

No passado dia 30 de abril, os alunos finalistas da Licenciatura em Design e Produção Gráfica receberam, no âmbito da Unidade Curricular de Seminários, Rodrigo Correia, Design Experienced Technician na Deloitte. O seminário foi organizado pelo Professor Leonardo Springer, Coordenador da LDPG da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa.

Na palestra foram abordados temas como o caminho académico e profissional de Rodrigo e exigência do mercado de trabalho na área do design. Foram 2 horas de partilha de conhecimentos que enriqueceram os estudantes finalistas que, em breve, enfrentarão os desafios do mercado laboral, cada vez mais exigente. 

Obrigado, Rodrigo!

 

GCI | abril 2023

A Professora Ana Oliveira e os estudantes da Licenciatura em Energias Renováveis e Ambiente, Érika Carvalho e Hélder Girão, participaram na 1.ª Conferência Internacional Foundation for Environmental Education (FEE) EcoCampus, que se realizou na Escola Superior de Educação de Lisboa de 26 a 28 de abril de 2024.

No âmbito do programa EcoEscolas do ISEC Lisboa e do projeto de investigação “Conhecer para Respeitar”, foi apresentado na conferência o poster “Understanding and preserving biodiversity in the urban environment: a multidisciplinary Project”, da autoria dos docentes do ISEC Lisboa, Ana Paula Oliveira, Ana Maria Paramés, Isabel Baltazar, António Bajanca e Ana Cruz Varandas.

Esta conferência foi organizada pela FEE EcoCampus para os campus e teve como objetivo reunir, apresentar e celebrar os resultados das diferentes dimensões do programa FEE EcoCampus em todo o mundo. Foi uma oportunidade para explorar os desafios de tornar as IES mais ecológicas e participar em sessões de colaboração para garantir que o programa se adapta ao futuro.

GCI | abril 2024

O Livro do Professor – Teaching To Be: rumo ao bem-estar é um dos produtos que resultou do Projeto Erasmus KA3+ Teaching to Be (T2B): supporting teachers’ professional growth na wellbeing in the field of social and emotional learning. O livro foi publicado em Inglês e nas 8 línguas dos parceiros envolvidos (EN, LIT, AUS, PT, ESL, ES, NOR, LT, IT), e constitui também um excelente recurso de disseminação e promoção do tema do bem-estar, junto dos professores no contexto europeu. Como co-autores da obra, participaram, os docentes do ISEC Lisboa, José Reis Jorge, Marco Ferreira e Patrícia Pacheco.

Esta publicação é parte integrante do curso online sobre o bem-estar docente composto por 12 semanas.  A obra sugere que em cada semana seja desenvolvido um tema ligado ao bem-estar profissional docente:

Semana 1: Introdução; Semana 2: Autoaceitação, crescimento pessoal e objetivo de vida, Semana 3: Emoções, comportamentos e crenças; Semana 4: Apoio e criação de ambientes mais positivos; Semana 5: Estratégias de gestão do tempo; Semana 6: Estratégias de gestão da sala de aula; Semana 7: Respostas ao stress, estratégias de gestão do stress e criação de resiliência; Semana 8: Respostas emocionais em situações de stress; Semana 9: Empatia, compaixão, respeito por si e pelos outros; Semana 10: Competências de comunicação e construção de relações; Semana 11: Pontos fortes e autoconfiança; Semana 12: Desempenho e eficácia no trabalho.

Desejamos-lhe uma boa viagem em direção ao seu bem-estar.

Conheça o livro aqui!

Educação Século XXI: Que Inovação Pedagógica para Portugal? foi a conferência organizada pelo ISEC Lisboa e pelo ISCE – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo – no dia 16 de abril, no auditório Hélder Pita, no Campus Académico do Lumiar. A conferência centrou-se na inovação através da pedagogia com recurso a diferentes tecnologias como auxílio durante o processo de aprendizagem. A sessão contou com vários experts da área da educação desde docentes a CEOs.

Dividida em 6 momentos diferentes, a mesa de abertura contou com a presença da Presidente do ISEC Lisboa, Doutora Cristina Ventura e da Diretora do Departamento de Educação do ISCE, Doutora Maria dos Anjos Cohen.

O primeiro painel intitulado “Inovação Pedagógica: Um Imperativo para Sucesso” contou com o contributo do António Bob Santos, FCT Board Member e Ana Roque Dantas da Escola 42 Board Member que abordaram a inovação pedagógica como via para um ensino de qualidade, a regulamentação da inovação pedagógica, perante a miríade de possibilidades e os limites de implementação? e a abordagem portuguesa da avaliação da inovação pedagógica e do Professor Rui Fonseca, Diretor da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano do ISEC Lisboa, como moderador. Já o painel 2, intitulado “Inovação Pedagógica no Ensino Superior”, composto por José Reis Jorge, enquanto moderador, Nuno Ricardo Oliveira, docentes do ISEC Lisboa e Paula Farinho, docente do ISCE trataram o tema da inovação pedagógica no ensino superior, os desafios da Inteligência Artificial aliada à pedagogia e os limites da inovação pedagógica no ensino superior.

Durante a tarde, a inovação pedagógica foi retratada em dois ramos distintos: o educacional e laboral. "Práticas de Inovação Pedagógica nas Escolas", título do terceiro painel, contou com a participação de Miguel de Carvalho, Diretor Pedagógico do Externato São Cristóvão e Nuno Leitão, Diretor Pedagógico da Cooperativa “A Torre” enquanto oradores e do docente do ISEC Lisboa, Marco Ferreira, como moderador. O painel incidiu, essencialmente, na inovação pedagógica na sala de aula e a mesma enquanto ferramenta para melhores aprendizagens. Por sua vez, o painel 4, com o título “Inovação Pedagógica: A Visão das Empresas”, procurou abordar a questão da inovação aplicada aos negócios. Como moderador, esteve presente o Professor Carlos Escalhão, docente do ISCE, Rodrigo Castro, CEO da Educa-te e Teresa Fusil, Diretora da eLearning Media Portugal, como oradores. O quinto e último painel focou-se no tema da inovação na supervisão pedagógica, debruçando-se sob a questão de a formação de supervisores acompanhar a mudança, as mudanças na supervisão com a transição digital e os caminhos da inovação na supervisão pedagógica: a prática quotidiana. O painel contou com a participação enquanto oradores de Luís Mestre, docente da ESE do IP de Setúbal e Celeste Rosa, docente do ISCE e Sónia Valente, docente do ISEC Lisboa, enquanto moderadora.

A sessão de encerramento contou com os Coordenadores dos Mestrados de Qualificação para a Docência do ISEC Lisboa, Luísa Araújo e Ricardo Machado.

O ISEC Lisboa agradece a todos os intervenientes pela transmissão de conhecimento e partilha neste dia.

 

GCI | abril 2024


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS