Este novíssimo espaço, que teve a sua inauguração no dia em que recebemos os nossos novos alunos, no Welcome Day dia 21, já está disponível para utilização de todos. Este espaço, pensado, concebido e criado para ser um local de convívio, estudo, lazer e até para tomar refeições, era uma necessidade sentida pelos alunos que agora foi colmatada e tornada numa realidade prática e vantajosa.
A escolha do nome pretende transmitir a liberdade que nele pode ser encontrada - um espaço de todos e para todos usarmos para a finalidade que mais nos aprouver. O My Campus conta com uma copa, casa de banho, um projetor, mesas e cadeiras envolvido num espaço ao ar livre que tem ainda uma esplanada onde todos são bem-vindos. Vemo-nos por lá!   

GCI | setembro 2023

A Professora Doutora Paula Tavares de Carvalho realizou uma visita à Universidade de Oxford, no âmbito do seu projeto de pós-doutoramento que combina a gestão hoteleira com o envelhecimento ativo, onde passou a ser formalmente Visitor Academic do Oxford Institute of Population Ageing.  

A professora universitária e investigadora, Coordenadora do Mestrado em Gestão de Hospitalidade e da Licenciatura  e CTeSP em Gestão Hoteleira, no ISEC Lisboa, tem uma longa carreira profissional como executiva de gestão de topo com experiência em empresas multinacionais, envolvida em projetos multiculturais nos mercados europeu, asiático e africano.

Além da paixão académica pela Hospitalidade e Turismo, a docente está  ligada ao Envelhecimento Ativo, Satisfação do Cliente, Sustentabilidade, Bem-Estar e Economia Circular. Os seus interesses de investigação centram-se na cultura Japonesa, sendo IKIGAI uma prática antiga da professora, bem como foco de investigação e desenvolvimento profissional.  IKIGAI é um conceito japonês que significa, literalmente, razão de viver ou razão de ser. O “segredo” japonês para uma vida longa, feliz e saudável onde o sentido de propósito de vida é a "bússola" pela qual nos devemos guiar. 

GCI | setembro 2023

Uma das inegáveis novas tendências do Ensino Superior é o EaD - Ensino a Distância. Em Portugal, a implementação necessária, provocada pela Covid 19, abriu o espaço para estender para o futuro a escolha deste regime no Ensino Superior. Foi a propósito desta nova tendência que o docente do ISEC Lisboa, especialista em EaD e eLearning, esteve no Porto, a convite da Reitoria da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto, onde deu uma formação ao corpo docente daquela universidade, sobre o tema Do Presencial ao EaD: novas tendências no Ensino Superior.

Esta formação, que aconteceu dia 11, contou com os professores no Centro Universitário do Porto, de forma presencial e online, com a participação de vários professores da Universidade Lusófona, dos diferentes polos desta Universidade. “Foi uma sessão com imensos professores que juntos pretenderam aprender e partilhar entre si sobre pedagogia do Ensino a Distância num verdadeiro ambiente híbrido e participativo”, sublinhou o professor Nuno Ricardo Oliveira. Sendo esta uma das suas áreas de especialidade, estudo e investigação, Nuno Ricardo Oliveira tem-se vindo a destacar como um dos mais conceituados nomes nesta área o que o tem levado a palestrar sobre este tema além-fronteiras. “Nos próximos dias 15 a 18 de outubro irei participar 28.º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância que é um tradicional evento académico-científico que é promovido anualmente, desde 1994, pela ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, reunindo milhares de educadores, investigadores, gestores e outros profissionais que atuam na área da educação a distância, aberta, flexível e, mais recentemente, na educação híbrida. Neste sentido, fui convidado como orador estrangeiro para a sessão plenária, indo falar nesta sessão sobre A construção de Espaços Híbridos de Aprendizagem no Ensino Superior, área de investigação e de estudo que venho a desenvolver nos últimos anos”, adiantou ainda. 

Após este congresso internacional o professor irá realizar algumas visitas técnico-pedagógicas em São Paulo, no Brasil, a parceiros do ISEC Lisboa no âmbito da CÁTEDRA UNESCO - A Cidade Que Educa e Transforma. Depois, segue-se Colômbia, onde o professor vai à Universidade Simón Bolívar University, em Barranquilla, para dar uma palestra aos docentes desta Universidade no âmbito do Ensino híbrido no Ensino Superior e lecionar um curso modelar aos estudantes de PhD daquela instituição, no âmbito da Ética e Integridade na investigação. Nesta visita, que surgiu devido ao protocolo celebrado entre as duas instituições, haverá ainda a partilha de experiência e conhecimento com diversos departamentos da universidade. 

GCI | setembro 2023

Amanhã, dia 26, o nosso campus vai ser animado com um desafio, ou melhor, um jogo de tabuleiro humano - chamado PLANET B!oard Challenge - sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), mais precisamente o ODS 6 (Água potável e saneamento) e ODS 13 (Ação climática), no qual que convidamos a participar.

Cada jogo dura cerca de 15 minutos (perfeito para ocupares o intervalo entre as aulas e dares umas gargalhadas ao ar livre com os teus colegas) e vai decorrer das 10H00 às 18H00. Junta-te a nós nesta iniciativa. Atreves-te a jogar?

Esta é uma iniciativa da Associação Par, inserida no âmbito do projeto promovido pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), chamado People&Planet.

GCI | setembro 2023

O segundo dia do Symposium Grafica, a 7 de setembro, contou com a participação dos investigadores do TGRAF, o centro investigação em tecnologias gráficas do ISEC Lisboa, que integram o corpo docente da Escola de Comunicação, Artes e Indústrias Criativas do ISEC Lisboa (ECAIC), que apresentaram os seus temas sob a orientação de Rafael Pozo, diretor do centro de investigação TGRAF.

A sessão da manhã foi iniciada pelos docentes Ana do Carmo e Fernando Coelho, com o tema: Estudo da perceção da expressividade da tipografia com base em escalas semânticas. Segundo os professores, a tipografia é um veículo de comunicação, através desta podemos influenciar como o leitor se vai sentir ao ler uma determinada mensagem. "A expressividade que o desenho da letra transmite é um fator importante na escolha de um tipo”, reforçou a professora Ana do Carmo, uma vez que a investigação apresentada se foca, essencialmente, na expressão tipográfica e nos elementos que a constituem. 

A segunda comunicação do dia coube às docentes Mónica Lameiro e Maria Inês Lourenço que apresentaram os resultados do projeto que implementaram na Unidade Curricular: Projeto da Licenciatura em Design e Produção Gráfica. Design de Comunicação Cultural: uma abordagem sistémica foi o tema apresentado e resultou devido à lacuna sentida pelas docentes nas áreas artísticas e culturais. O principal objetivo era aproximar duas realidades distintas: o design e a cultura. "O principal objetivo deste ensaio foi estudar os aspetos mais relevantes no desenvolvimento de uma identidade visual para um espaço cultural, onde fosse aplicada a compreensão do conceito de sistema, o seu desenvolvimento e aplicação na identidade de um espaço cultural, polivalente, que acolhesse eventos em áreas como o cinema, o teatro, a música e exposições, situado nas imediações da faculdade", justificou Mónica Lameiro.

Por sua vez, a docente Fátima Caiado introduziu um tema interligando o design e as artes plásticas - How can creation occour by imitating others artwork? Drawing from Masters Drawings in Undergraduate Graphic Design Courses - a proposal. Fernando Miguel Marques, também docente da ECAIC, abordou o tema Elaboração de uma Encadernação de um Livro em Branco. Explica que, em contexto de aula, a encadernação, embora seja uma habilidade que os alunos devessem desempenhar com alguma facilidade, a falta de prática de trabalhos manuais dificulta todo o processo de aprendizagem e execução. Dando continuidade à segunda mesa de investigação, o docente António Bajanca, com a sua apresentação: La realización de Paper Pop-up como habilidad tridimensional, explica os princípios do processo de um pop-up de papel, as características e objetivos do mesmo. Para aproximar a audiência ao seu tema, distribuiu pela mesma um pop-up de papel, elaborado pelo próprio, do Farol de Cacilhas situado em Almada.

Com o tema Design Gráfico e Arte Pública: Um Estudo Comparativo na Comunicação da Mensagem, a professora Maria Inês Lourenço fez uma distinção entre os conceitos de arte pública e design gráfico. A docente defendeu que "a palavra design tem muitos significados, existindo algo comum, isto é, a ideia de serviço. Os designers estão geralmente envolvidos na prestação de serviços, o resultado do trabalho por estes produzido vai ao encontro das necessidades humanas, com um papel de importância crescente nas vivências individuais e comunitárias. O design oferece um conjunto de ferramentas que ajudam neste percurso de melhoramento das condições vivenciais. Portanto, o design apresenta-se como um processo.  A arte pública é vista como um meio para envolver a comunidade e celebrar a diversidade cultural e social. É uma forma de intervenção artística que procura transformar o ambiente urbano e promover a reflexão sobre o espaço e a identidade coletiva. Através da utilização de diversos elementos artísticos, como esculturas, murais, instalações e performances, tornando-se uma ferramenta poderosa para a criação de espaços públicos mais agradáveis, acessíveis e inclusivos", referiu.  

Na última intervenção deste dia, a professora Manuela Maia abordou o tema - Escolas de Design como sistemas sociais e culturais de criatividade e inovação. A docente focou-se no papel da criatividade em contexto escolar como um fator crucial "para a criatividade ser, efetivamente, desenvolvida como uma competência de primeira linha na profissão de designer" e defendeu ainda, que "as escolas de design precisam constituir-se como sistemas criativos, assumindo um compromisso mais aprofundado com os sistemas sociais e culturais”. Referindo o estudo de Mihaly Csikszentmihalyi - Implications of a systems perspective for the study of creativity (1999), que tem enfoque na importância de uma visão sistémica da criatividade e na defesa em como esta depende de três fatores cruciais: a sociedade, o background pessoal e a cultura.

GCI | setembro 2023 


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS