Revista
Capítulos em Livro (6) | |||||||
Ano | Autores | Título | Editora | Páginas | nº citações Web of Science ® | nº citações Scopus | Contribuição para os ODS |
2020 | Isabel Runa, Ana | Online adult training and emotions: from tradition to formative innovation | 6th International Multidisciplinary Congress PHI 2020 (Book Series III) edited by Taylor & Francis Group | No prelo | Informação | Informação | Informação |
2020 | Runa, A.I. | Emoções, comunicação online e género |
In Fábio Oliveira & Silmara Takazaki (Coord.). El género en la comunicación: relaciones y representatividade. (pp 99-123).Colección Comunicación E Informatión Digital. Ediciones Egregius. ISBN 978-84-18167-16-4 |
(pp 99-123) | Informação | Informação | Informação |
2017 | Runa, A. I. | As emoções dos estudantes do ensino superior face à modalidade de formação em b-learning: um estudo exploratório |
In Maria dos Anjos Cohen (Org.). O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes. Ramada: Edições Pedago. |
(pp 123-137) | |||
2015 | Runa, A. I, Miranda, G. L. | Emoções e Expressão das Emoções Online |
In G. L. Miranda (Org.). Psicologia dos Comportamentos Online. Lisboa: Relógio d’Água Editores. |
(pp.107-144) | Informação | Informação | Informação |
2013 | Costa, P.; Runa, A. & Farinho, P. | Liderança, Ética e Clima Organizacional | In Maria dos Anjos Cohen (Org.) Supervisão, Liderança e Cultura de escola. Ramada: Edições Pedago. | (pp. 435- 444) | |||
2013 | Delgado, M.J., Runa, A. & Ribeiros, I. | Gestão e organização do modelo de b-learning: Dinâmicas internas do gbl e (in)sucesso pedagógico |
In Maria dos Anjos Cohen (Org.). Supervisão, Liderança e Cultura de escola. Ramada: Edições Pedago. |
(pp. 496-504) |
Workshops e comunicações orais | l | |||
Ano | Autor | Título | Conferência/Workshop | Local |
2020, 22 outubro | Runa, A. I., et al | Suddenly we were all online”: perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching | EDEN 2020 Online Research Workshop - Enhancing the human experience of learning with echnology. Le@d, Universidade Aberta. | Portugal |
2019, outubro | Runa, A. I. | Emoções, comunicação online e género | Comunicação apresentada no 8º Congreso Internacional de Investigación e comunicación digital- sabiduria digital para la comunicación inteligente. Universidad Zaragoza | Zaragoza |
2016, 21 maio | Runa, A. I. | As emoções dos estudantes do ensino superior face à modalidade de formação em b-learning: um estudo exploratório |
Comunicação apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas - O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes. ISCE – Odivelas. |
Odivelas |
2015, 11 abril | Runa, A. I. | Emoções, Comunicação e Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem | Comunicação apresentada no âmbito do Seminário- Utilização de Ferramentas Digitais de Ensino e Aprendizagem. ISCE - Odivelas | Odivelas |
2014, 21 abril | Runa, A. I. | Ética na profissão e cidadania |
Comunicação apresentada no âmbito do Ciclo de Conferências e Workshops da Red Iberoamericana de Animación Sociocultural. ISCE - Odivelas. |
Odivelas |
2013, 21 junho | Delgado, M.J., Runa, A. & Ribeiros, I. | Gestão e organização do modelo de b-learning: Dinâmicas internas do gbl e (in)sucesso pedagógico |
Comunicação apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas de Supervisão, Liderança e Cultura de Escola realizadas no ISCE-Odivelas. |
Odivelas |
Comunicação publicada em Atas | ||||
Ano | Autores | Título | Conferência/Workshop | Local |
2019 | Runa, A. I. | Emoções, comunicação online e género | Comunicação apresentada no 8º Congreso Internacional de Investigación e comunicación digital- sabiduria digital para la comunicación inteligente. Universidad Zaragoza | Zaragoza |
2018 | Runa, A. I. | Emoções e b-learning: um estudo exploratório realizado com estudantes do ensino superior | In Ana Pedro et al. (Eds). Technology Enhanced Learning. (pp. 1436-1451). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-46-5 | Lisboa |
Projeto de investigação: PERCEPTIONS AND PRACTICES EXPERIENCED BY FACULTY AND STUDENTS DURING EMERGENCY TEACHING.
Laboratório de Educação a Distância e eLearning - Le@d, Universidade Aberta de Lisboa. Financiado pela FCT.
Esta investigação tem como principais objetivos:
- Vivências da Transição digital no Ensino superior
- Conhecer como professores e estudantes viveram a transição digital nas nossas instituições/turmas
- Analisar narrativas de professores e estudantes de modo identificar fatores facilitadores/bloqueio
- Desenhar soluções que permitam ultrapassar dificuldades sentidas
Projeto : DIGITHUM (Digital Humanities)
O projeto DIGITHUM visa refletir sobre a aquisição de competências que permitem o uso, o tratamento, a produção, a preservação e a difusão de conhecimentos humanísticos em ambientes digitais.
Será igualmente objeto de reflexão o impacto das tecnologias digitais na sociedade, procurando-se evidenciar o impacto e a relevância do meio digital, assim como as consequentes alterações no âmbito da escrita e da leitura em ambiente digital.
NEMO - Plantas Energéticas em Aquaponia
O projeto de I&D “NEMO - plaNtas Energéticas eM aquapOnia”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar o potencial económico e ambiental de um microssistema aquapónico de água doce, que combina a piscicultura (cultivo de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água) num ambiente simbiótico. O objetivo deste projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, e no VeDE 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social”.
Mais informaçõesIDS - Indicadores de Sustentabilidade para o ISEC Lisboa
As Instituições de Ensino Superior são órgãos privilegiados de propagação do conhecimento através do ensino e da investigação e são, também, as responsáveis pela formação de grande parte das pessoas que assumem cargos relevantes na sociedade. Portanto, devem ter um papel preponderante no desenvolvimento sustentável e devem ser, elas próprias, modelos de sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste projeto é definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que possa ser utilizado pelo ISEC Lisboa, de forma a auxiliar esta instituição a caminhar no sentido de se tornar mais sustentável.
Mais informaçõesRESPIRAR - Ar Puro e Ambiente Sustentável
O projeto de I&D “RESPIRAR - ar puro e ambiente sustentável”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ar da freguesia do Lumiar, nomeadamente nos jardins e espaços verdes, e assim identificar as melhores áreas para a prática de desporto ao ar livre. Trata-se também de um Project Based Learning inserido nas Unidades Curriculares “Planos de Monitorização Ambiental” e “Avaliação de Impacte Ambiental” das licenciaturas em Energias Renováveis e Ambiente e Engenharia de Proteção Civil, respetivamente. Esta pedagogia centrada no aluno envolve uma abordagem dinâmica de sala de aula, a qual estimula a pró-atividade e o desenvolvimento pessoal dos alunos, permitindo-lhes adquirir um conhecimento mais profundo através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo real.
Mais informaçõesRESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs
O projeto RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs – é um projeto de responsabilidade social cujo eixo fundamental de intervenção é o apoio ao desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental da comunidade do Campus do Lumiar. Este projeto incide principalmente sobre a problemática dos plásticos, e tem como objetivos sensibilizar e incentivar a comunidade do campus a assumir uma postura social, ambiental e energética mais responsável através da redução do consumo de garrafas de plástico. Os objetivos deste projeto enquadram-se num dos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social” – e irão contribuir para o objetivo estratégico 2 (Interação social), 3 (Sustentabilidade) e 4 (Ciência aberta e partilha social).
Mais informaçõesSCHOOLIMPACT - Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional
O projeto de I&D “SCHOOLIMPACT-Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional” tem como principal objetivo o estudo do impacto dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa nas atividades profissionais relacionadas com esta área de segurança, pelos alunos graduados nesta formação académica. Para o cumprimento deste objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: » Elaborar um modelo metodológico de análise sobre os propósitos e finalidade desta formação técnica e científica; » Avaliar o aproveitamento escolar, qualificações e competências dos alunos frequentadores dos respetivos cursos de proteção civil; » Identificar e recensear os pontos fortes e fracos dos curricula dos cursos; » Analisar a perceção sobre os processos educativos relativamente às exigências reais do sistema de proteção civil; » Apreciar o impacto socioprofissional nas instituições empregadoras com alunos do ISEC Lisboa decorrente da obtenção dos graus de licenciados e mestres. Este projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, no VeDE 3 – “Qualidade e Avaliação”, e no VeDE 5 – "Sociedade e Responsabilidade Social".
Mais informaçõesCARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)
CARGO |
UNIDADE/ÁREA | DATA DE INÍCIO | DATA DE FIM |
Membro | Conselho Pedagógico ISEC Lisboa | 10/2020 | Informação |
Membro | Membro do Conselho Técnico-Científico Geral ISEC Lisboa | 09/2018 | 09/2020 |
Provedora | Estudante | 02/2018 | 06/2019 |
Coordenadora | CTeSP Apoio à Infância | 09/2018 | |
Membro | Gabinete Responsabilidade Social | 09/2018 | 06/2019 |
ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | EVENTO | DESCRIÇÃO |
2018/2019 | Ação de divulgação | Voluntários ISEC Lisboa | Formação de voluntários ISEC Lisboa |
2018 | Dinamização de seminário | Pensar investigação | Questões de Ética em Investigação |
2018 | Participação como formadora | Ação de formação "Ensino a Distância para Professores do ISEC Lisboa" | Desenvolver competências digitais direcionadas para a lecionação na modalidade e/b-learning |
2015 | Participação como formadora convidada | Ação de formação: “Recursos Digitais no Pré-Escolar e primeiros anos do Ensino Básico” | Promover o uso de recursos digitais no Pré-escolar e no 1º Ciclo EB |
2015 | Dinamização de Workshop | “Utilização da Webquest no 1º e 2º ciclos – Uma Metodologia de Pesquisa Orientada na Web | Promover o uso da Internet de forma sustentada e aplicada ao contexto escolar |
ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (2)
TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO |
TIPO DE EVENTO | TÍTULO DO EVENTO | ENTIDADE ORGANIZADORA | PERÍODO | CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Membro da Comissão Organizadora e Científica | Jornadas Pedagógicas | O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes | ISCE- Odivelas | 20 e 21 de maio de 2016 | Informação |
Membro da Comissão Organizadora e Científica | Congresso TicEDUCA2014, III Congresso Internacional de TIC e Educação | Aprendizagem, Ensino e Relações Online | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
14, 15 e 16 de novembro de 2014 |
EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)
ANO |
TIPO DE ATIVIDADE | REVISTA / EVENTO | ISSN |
2014 | Revisor científico | TicEduca 2014 | 978-989-8753-07-6 |
OUTRAS (xx)
TIPO DE ATIVIDADE |
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS |
Membro Learning Innov@tion Studio ISEC Lisboa de janeiro a dezembro de 2020 | Informação |
Informação | Informação |
Informação | Informação |