Notícias

SSPD UNIVERSITAS/ISEC LISBOA

 

EVENTOS ISEC Lisboa | SEMINÁRIOS, CONFERÊNCIAS, WORKSHOPS

as (xx)
              Ano Autores Título

Revista

Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS 2020 Isabel Runa, Ana Emoções, comunicação online e género Colección Comunicación E Informatión Digital. EdicionesEgregius. ISBN 978-84-18167-16-4. (pp 99-123)  Informação Informação  Informação  Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação  Informação Informação Informação Informação Informação Informação Informação  Informação 
Capítulos em Livro (6)              
Ano Autores Título Editora Páginas nº citações Web of Science ® nº citações Scopus Contribuição para os ODS
2020 Isabel Runa, Ana Online adult training and emotions: from tradition to formative innovation 6th International Multidisciplinary Congress PHI 2020 (Book Series III) edited by Taylor & Francis Group No prelo Informação Informação  Informação 
2020 Runa, A.I.  Emoções, comunicação online e género

In Fábio Oliveira & Silmara Takazaki (Coord.).  El género en la comunicación: relaciones y representatividade. (pp 99-123).Colección Comunicación E Informatión DigitalEdiciones Egregius. ISBN 978-84-18167-16-4

(pp 99-123) Informação Informação  Informação 
2017 Runa, A. I.  As emoções dos estudantes do ensino superior face à modalidade de formação em b-learning: um estudo exploratório

In Maria dos Anjos Cohen (Org.). O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes. Ramada: Edições Pedago.

 (pp 123-137)      
2015 Runa, A. I, Miranda, G. L.  Emoções e Expressão das Emoções Online

In G. L. Miranda (Org.). Psicologia dos Comportamentos Online. Lisboa: Relógio d’Água Editores.

(pp.107-144) Informação Informação  Informação 
 2013 Costa, P.; Runa, A. & Farinho, P.   Liderança, Ética e Clima Organizacional  In Maria dos Anjos Cohen (Org.) Supervisão, Liderança e Cultura de escola. Ramada: Edições Pedago.  (pp. 435- 444)      
2013 Delgado, M.J., Runa, A. & Ribeiros, I.  Gestão e organização do modelo de b-learning: Dinâmicas internas do gbl e (in)sucesso pedagógico

In Maria dos Anjos Cohen (Org.). Supervisão, Liderança e Cultura de escola.  Ramada: Edições Pedago.

(pp. 496-504)      

 

Workshops e comunicações orais    l    
Ano Autor Título Conferência/Workshop Local
 2020, 22 outubro  Runa, A. I., et al  Suddenly we were all online”: perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching                  EDEN 2020 Online Research Workshop - Enhancing the human experience of learning with echnology. Le@d, Universidade Aberta.   Portugal
 2019, outubro  Runa, A. I. Emoções, comunicação online e género  Comunicação apresentada no 8º Congreso Internacional de Investigación e comunicación digital- sabiduria digital para la comunicación inteligente. Universidad Zaragoza  Zaragoza
2016, 21 maio  Runa, A. I. As emoções dos estudantes do ensino superior face à modalidade de formação em b-learning: um estudo exploratório

Comunicação apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas - O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes. ISCE – Odivelas.

Odivelas
2015, 11 abril Runa, A. I.  Emoções, Comunicação e Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Comunicação apresentada no âmbito do Seminário- Utilização de Ferramentas Digitais de Ensino e Aprendizagem. ISCE - Odivelas Odivelas
2014, 21 abril Runa, A. I.  Ética na profissão e cidadania

Comunicação apresentada no âmbito do Ciclo de Conferências e Workshops da Red Iberoamericana de Animación Sociocultural. ISCE - Odivelas.

Odivelas
2013, 21 junho Delgado, M.J., Runa, A. & Ribeiros, I.  Gestão e organização do modelo de b-learning: Dinâmicas internas do gbl e (in)sucesso pedagógico

Comunicação apresentada no âmbito das Jornadas Pedagógicas de Supervisão, Liderança e Cultura de Escola realizadas no ISCE-Odivelas.

Odivelas
Comunicação publicada em Atas        
Ano Autores Título Conferência/Workshop Local
2019 Runa, A. I.  Emoções, comunicação online e género Comunicação apresentada no 8º Congreso Internacional de Investigación e comunicación digital- sabiduria digital para la comunicación inteligente. Universidad Zaragoza Zaragoza
2018 Runa, A. I. Emoções e b-learning: um estudo exploratório realizado com estudantes do ensino superior In Ana Pedro et al. (Eds). Technology Enhanced Learning. (pp. 1436-1451). Atas do V Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-46-5 Lisboa

 

Projeto de investigação: PERCEPTIONS AND PRACTICES EXPERIENCED BY FACULTY AND STUDENTS DURING EMERGENCY TEACHING. 

Laboratório de Educação a Distância e eLearning - Le@d, Universidade Aberta de Lisboa. Financiado pela FCT.

Esta investigação tem como principais objetivos:

  • Vivências da Transição digital no Ensino superior
  • Conhecer como professores e estudantes viveram a transição digital nas nossas instituições/turmas
  • Analisar narrativas de professores e estudantes de modo identificar fatores facilitadores/bloqueio
  • Desenhar soluções que permitam ultrapassar dificuldades sentidas

 

Projeto :  DIGITHUM (Digital Humanities)

O projeto DIGITHUM visa refletir sobre a aquisição de competências que permitem o uso, o tratamento, a produção, a preservação e a difusão de conhecimentos humanísticos em ambientes digitais.

Será igualmente objeto de reflexão o impacto das tecnologias digitais na sociedade, procurando-se evidenciar o impacto e a relevância do meio digital, assim como as consequentes alterações no âmbito da escrita e da leitura em ambiente digital.

 

 

 

 

 

 
Card image cap

NEMO - Plantas Energéticas em Aquaponia

O projeto de I&D “NEMO - plaNtas Energéticas eM aquapOnia”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar o potencial económico e ambiental de um microssistema aquapónico de água doce, que combina a piscicultura (cultivo de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água) num ambiente simbiótico. O objetivo deste projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, e no VeDE 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social”.

Mais informações


IDS

IDS - Indicadores de Sustentabilidade para o ISEC Lisboa

As Instituições de Ensino Superior são órgãos privilegiados de propagação do conhecimento através do ensino e da investigação e são, também, as responsáveis pela formação de grande parte das pessoas que assumem cargos relevantes na sociedade. Portanto, devem ter um papel preponderante no desenvolvimento sustentável e devem ser, elas próprias, modelos de sustentabilidade. Neste contexto, o objetivo deste projeto é definir um conjunto de indicadores de sustentabilidade que possa ser utilizado pelo ISEC Lisboa, de forma a auxiliar esta instituição a caminhar no sentido de se tornar mais sustentável.

Mais informações


Respirar

RESPIRAR - Ar Puro e Ambiente Sustentável

O projeto de I&D “RESPIRAR - ar puro e ambiente sustentável”, financiado pela Universitas CRL, tem como principal objetivo avaliar a qualidade do ar da freguesia do Lumiar, nomeadamente nos jardins e espaços verdes, e assim identificar as melhores áreas para a prática de desporto ao ar livre. Trata-se também de um Project Based Learning inserido nas Unidades Curriculares “Planos de Monitorização Ambiental” e “Avaliação de Impacte Ambiental” das licenciaturas em Energias Renováveis e Ambiente e Engenharia de Proteção Civil, respetivamente. Esta pedagogia centrada no aluno envolve uma abordagem dinâmica de sala de aula, a qual estimula a pró-atividade e o desenvolvimento pessoal dos alunos, permitindo-lhes adquirir um conhecimento mais profundo através da exploração ativa de desafios e problemas do mundo real.

Mais informações


Responsible

RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs

O projeto RESPONSIBLE – Reduce thE coNsumPTION of plaStic BottlEs – é um projeto de responsabilidade social cujo eixo fundamental de intervenção é o apoio ao desenvolvimento social, educativo, cultural e ambiental da comunidade do Campus do Lumiar. Este projeto incide principalmente sobre a problemática dos plásticos, e tem como objetivos sensibilizar e incentivar a comunidade do campus a assumir uma postura social, ambiental e energética mais responsável através da redução do consumo de garrafas de plástico. Os objetivos deste projeto enquadram-se num dos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 5 – “Sociedade e Responsabilidade Social” – e irão contribuir para o objetivo estratégico 2 (Interação social), 3 (Sustentabilidade) e 4 (Ciência aberta e partilha social).

Mais informações


School Impact

SCHOOLIMPACT - Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional

O projeto de I&D “SCHOOLIMPACT-Estudo socio-funcional dos alunos de Proteção Civil do ISEC Lisboa: análise do impacto científico-profissional” tem como principal objetivo o estudo do impacto dos cursos em Proteção Civil do ISEC Lisboa nas atividades profissionais relacionadas com esta área de segurança, pelos alunos graduados nesta formação académica. Para o cumprimento deste objetivo, definiram-se os seguintes objetivos específicos: » Elaborar um modelo metodológico de análise sobre os propósitos e finalidade desta formação técnica e científica; » Avaliar o aproveitamento escolar, qualificações e competências dos alunos frequentadores dos respetivos cursos de proteção civil; » Identificar e recensear os pontos fortes e fracos dos curricula dos cursos; » Analisar a perceção sobre os processos educativos relativamente às exigências reais do sistema de proteção civil; » Apreciar o impacto socioprofissional nas instituições empregadoras com alunos do ISEC Lisboa decorrente da obtenção dos graus de licenciados e mestres. Este projeto enquadra-se nos principais domínios de intervenção do Plano de Desenvolvimento Estratégico do ISEC Lisboa, nomeadamente no Vetor de Desenvolvimento Estratégico (VeDE) 2 – “Conhecimento”, no VeDE 3 – “Qualidade e Avaliação”, e no VeDE 5 – "Sociedade e Responsabilidade Social".

Mais informações

CARGOS DE GESTÃO ACADÉMICA (xx)

CARGO
UNIDADE/ÁREA DATA DE INÍCIO DATA DE FIM
Membro  Conselho Pedagógico ISEC Lisboa 10/2020  Informação
Membro Membro do Conselho Técnico-Científico Geral ISEC Lisboa 09/2018 09/2020
Provedora Estudante 02/2018 06/2019
Coordenadora CTeSP Apoio à Infância 09/2018  
Membro Gabinete Responsabilidade Social 09/2018 06/2019

ATIVIDADES DE DIFUSÃO (8)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE EVENTO DESCRIÇÃO
2018/2019 Ação de divulgação Voluntários ISEC Lisboa Formação de voluntários ISEC Lisboa
2018 Dinamização de seminário Pensar investigação Questões de Ética em Investigação
2018 Participação como formadora Ação de formação "Ensino a Distância para Professores do ISEC Lisboa" Desenvolver competências digitais direcionadas para a lecionação na modalidade e/b-learning
2015 Participação como formadora convidada Ação de formação: “Recursos Digitais no Pré-Escolar e primeiros anos do Ensino Básico” Promover o uso de recursos digitais no Pré-escolar e no 1º Ciclo EB
2015 Dinamização de Workshop “Utilização da Webquest no 1º e 2º ciclos – Uma Metodologia de Pesquisa Orientada na Web Promover o uso da Internet de forma sustentada e aplicada ao contexto escolar

ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO DE EVENTOS (2)

TIPO DE ORGANIZAÇÃO/COORDENAÇÃO
TIPO DE EVENTO TÍTULO DO EVENTO ENTIDADE ORGANIZADORA PERÍODO CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Membro da Comissão Organizadora e Científica  Jornadas Pedagógicas O Supervisor como Líder de Comunidades Inclusivas Aprendentes ISCE- Odivelas 20 e 21 de maio de 2016  Informação
Membro da Comissão Organizadora e Científica  Congresso TicEDUCA2014, III Congresso Internacional de TIC e Educação Aprendizagem, Ensino e Relações Online Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

14, 15 e 16 de novembro de 2014

 

EDIÇÃO/REVISÃO CIENTÍFICA (4)

ANO
TIPO DE ATIVIDADE REVISTA / EVENTO ISSN
2014 Revisor científico TicEduca 2014 978-989-8753-07-6

OUTRAS (xx)

TIPO DE ATIVIDADE
CONTRIBUIÇÃO PARA OS ODS
Membro Learning Innov@tion Studio ISEC Lisboa de janeiro a dezembro de 2020 Informação
Informação Informação
Informação Informação

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS