A Política da Qualidade do ISEC Lisboa funda-se na Missão do ISEC Lisboa1 e orienta-se pela respetiva Visão2, alicerçando-se na partilha dos valores, padrões e objetivos estratégicos e no desdobramento da estratégia pelos vários atores e níveis de decisão, numa cultura de excelência, orientada para resultados e para o envolvimento e alinhamento das pessoas na definição e na execução da estratégia definida, assumindo um forte compromisso com a melhoria contínua em todas as áreas de atividade da instituição.

Nesta conformidade, o ISEC Lisboa adota a presente Política de Qualidade, assente em 12 compromissos, que visam nortear a atuação do instituto para a prestação de um serviço de excelência:

  1. Aprofundar e estimular uma cultura de qualidade, transversal a todas as áreas de desenvolvimento da missão institucional, estabelecendo mecanismos de monitorização e avaliação apropriados;
  2. Fomentar o envolvimento e a participação ativa de todas as partes interessadas, internas e externas, no funcionamento da instituição, nomeadamente na definição e desenho dos processos e na monitorização do SIGQ-ISEC Lisboa;
  3. Auscultar de forma permanente as necessidades e expetativas das partes interessadas relevantes, internas e externas, procurando aumentar a satisfação das mesmas;
  4. Envolver os trabalhadores, docentes e não docentes, com o ideal do serviço público e a missão do ISEC Lisboa, promovendo a adoção de elevados padrões éticos, de responsabilidade, civismo, competência e exigência para com alunos, clientes, parceiros e fornecedores;
  5. Valorizar e motivar os trabalhadores, docentes e não docentes, através da qualificação, da formação, da conciliação com a vida pessoal e familiar e com o reconhecimento e promoção do mérito;
  6. Propiciar um ambiente académico seguro e favorável à diversidade, à igualdade e à inclusão, trabalhando de perto com toda a comunidade académica no sentido de se promoverem estes valores humanos essenciais;
  7. Apostar na transparência em todas as atividades desenvolvidas no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa;
  8. Garantir a inovação e a qualidade de todos os seus ciclos de estudo, promovendo uma cultura de Qualidade na sua atividade de Ensino, de Investigação e de Ligação à Comunidade;
  9. Promover a orientação para resultados, no sentido de superar desafios cada vez mais exigentes, com vista ao aumento da eficiência e eficácia dos serviços prestados;
  10. Consolidar uma comunicação interna e externa célere, apelativa, clara e transparente, mantendo e criando novos canais de partilha de informação, acessíveis a todos;
  11. Estimular uma cultura de sustentabilidade alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que constituem a Agenda 2030 da ONU;
  12. Garantir a adequação, atualização, revisão e melhoria contínua do SIGQ-ISEC Lisboa de acordo com os padrões fixados a nível nacional e internacional, incluindo a adoção e implementação de um conjunto de procedimentos e mecanismos de autorregulação com vista à monitorização e avaliação das ações desenvolvidas, com vista ao integral cumprimento de todos os requisitos internos e externos e a melhoria contínua da qualidade nas suas diversas componentes.

A presente Política da Qualidade é operacionalizada através dos seguintes instrumentos:

  • Plano de Desenvolvimento Estratégico;
  • Plano da Qualidade;
  • Regulamento do SIGQ-ISEC Lisboa;
  • Planos Anuais de Atividades;
  • Relatórios Anuais de Atividades;
  • Manual da Qualidade;
  • Manuais de Procedimentos e Regulamentos Internos.

1 Missão

A missão do ISEC Lisboa é promover a realização integral da pessoa através do desenvolvimento do ensino e da investigação com elevados padrões de qualidade, adotando uma visão personalista do Homem e uma consciência de responsabilidade social. Esta missão cumpre-se através da criação, transmissão e difusão da cultura e do saber de natureza profissional, com elevados padrões de qualidade e exigência e fomentando o sentido da cooperação e a consciência da dimensão social e solidária da cidadania.

 

2 Visão

Ser um instituto politécnico de referência nacional e internacional no ensino superior, de acentuado cariz profissionalizante e na investigação aplicada e colaborativa com vista à produção de soluções e criação de valor transferíveis para as empresas e organizações, promovendo a difusão e a transferência do conhecimento socialmente útil.


ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS