POLÍTICA DE QUALIDADE DO ISEC LISBOA
A política do ISEC Lisboa para a qualidade está alicerçada na partilha da missão, visão e objetivos estratégicos da instituição.
A missão do ISEC Lisboa é promover a realização integral da pessoa através do desenvolvimento do ensino e da investigação com elevados padrões de qualidade, adotando uma visão personalista do Homem e uma consciência de responsabilidade social.
A atuação do ISEC Lisboa na sociedade através dos valores da PARTILHA e INTEGRIDADE, o desenvolvimento das suas práticas e a sua política de atuação assenta nos seus valores e guia-se por padrões de QUALIDADE no caminho da constante INOVAÇÃO.
Neste sentido, o ISEC Lisboa assume um conjunto de vetores de desenvolvimento e orientação estratégica, objetivos, ações, indicadores e metas elencados no Plano de Desenvolvimento Estratégico e de Ação para o Quadriénio 2017-2020.
O Plano de Desenvolvimento Estratégico 2017>2020, que reflete a visão estratégica de médio prazo do ISEC Lisboa, apresenta, desta forma, as linhas gerais para a construção dos planos de atividades anuais, sendo, por conseguinte, a base para a definição, em cascata, dos mapas da estratégia dos processos, permitindo o alinhamento estratégico de toda a organização.
A implementação da estratégia delineada desenvolve-se através dos Planos de Atividade, que especificam as ações a desenvolver, as metas a alcançar, os seus responsáveis e os prazos a cumprir e que envolvem as escolas, as unidades de investigação, os serviços centrais, as estruturas técnicas e as unidades de prestação de serviços à comunidade.
Simultaneamente, essa implementação é continuamente acompanhada através dos Planos de Monitorização, que constituem o documento orientador das atividades de controlo e avaliação, fixando indicadores e informação a recolher e a sistematizar que permita acompanhar o desenvolvimento de cada uma das ações, designadamente, os progressos na realização, a proposta de medidas para a correção da trajetória de cumprimento dos principais objetivos do Plano de Desenvolvimento Estratégico, em caso de desvio acentuado e o impacto das ações, através da demonstração dos resultados atingidos e o seu grau de convergência com os objetivos estratégicos, metas e os resultados esperados.
Esta metodologia de desdobramento da estratégia contribui para o enraizamento de uma cultura de excelência, orientada para resultados, e para o envolvimento e alinhamento das pessoas na execução da estratégia definida.
O ISEC LISBOA assume como valor institucional o compromisso permanente com a garantia da qualidade e a melhoria contínua em todas as suas áreas de intervenção e atividades desenvolvidas, avaliando continuamente ameaças e oportunidades e o envolvimento de todos.
O ISEC Lisboa pauta a sua conduta por um conjunto de valores, pelos quais pretende ser reconhecido pelos seus clientes e sociedade em geral na prossecução da sua missão, designadamente:
ÉTICA
Assumir um posicionamento exemplar movido pelos mais elevados padrões éticos e deontológicos em moldes que promovam o bom-nome da organização.
EFICIÊNCIA
Promover mecanismos de motivação para atingir níveis de desempenho apenas comparáveis com os melhores.
INOVAÇÃO
Estimular a criatividade e a melhoria contínua, adotando métodos e tecnologias que potenciem a implementação de soluções originais e pioneiras.
QUALIDADE
Promover uma cultura de qualidade, transparência, responsabilização, prestação de contas e melhoria contínua.
Nesta conformidade e no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade, o ISEC Lisboa adota a presente Política de Qualidade, assente em 12 compromissos, que visam nortear a atuação do instituto para a prestação de um serviço de excelência:
- Promover uma cultura de qualidade, transversal a todas as áreas de desenvolvimento da missão institucional: ensino e aprendizagem; investigação e desenvolvimento; interação com a sociedade, internacionalização e processos administrativos;
- Fomentar o envolvimento e a participação ativa de todas as partes interessadas, internas e externas, no funcionamento da instituição, nomeadamente na definição e desenho dos processos e na implementação e monitorização do SIGQ-ISEC Lisboa;
- Auscultar de forma permanente as necessidades e expetativas das partes interessadas relevantes procurando aumentar a satisfação das mesmas;
- Envolver os colaboradores com o ideal do serviço público e a missão do ISEC Lisboa, promovendo a adoção de elevados padrões éticos, de responsabilidade, civismo, competência e exigência para com alunos, clientes, parceiros e fornecedores;
- Valorizar e motivar todos os colaboradores, através da qualificação, da promoção do mérito e do envolvimento em todas as fases que integram o SIGQ-ISEC Lisboa;
- Apostar na transparência em todas as atividades desenvolvidas no âmbito do SIGQ-ISEC Lisboa;
- Implementar e consolidar uma cultura institucional de qualidade e de autorresponsabilização com base na autoavaliação regular, na autorregulação, e no controlo subsequente da implementação de melhorias resultantes da avaliação, envolvendo todos os stakeholders, promovendo uma participação clara e ativa dos estudantes e dos docentes neste processo;
- Promover a modernização e a inovação constantes através das melhores práticas de gestão e do estabelecimento de processos inovadores e diferenciadores e do alargamento da rede de parceiros estratégicos;
- Promover a orientação para resultados, no sentido de superar desafios cada vez mais exigentes, com vista ao aumento da eficiência e eficácia dos serviços prestados;
- Consolidar uma comunicação interna e externa célere, apelativa, clara e transparente, mantendo e criando novos canais de partilha de informação, acessíveis a todos;
- Assegurar que as ameaças e oportunidades são identificados, considerados e controlados, aumentando a eficácia do SIGQ-ISEC Lisboa obtendo melhores resultados e prevenindo efeitos negativos.
- Garantir a adequação e atualização, bem como, futura certificação (Meta:2020) do SIGQ-ISEC LISBOA, de acordo com os padrões fixados a nível nacional e internacional, o que contempla a adoção e implementação de um conjunto de procedimentos e mecanismos de autorregulação com vista à monitorização e avaliação das ações desenvolvidas, com vista ao integral cumprimento de todos os requisitos internos e externos e a melhoria contínua da qualidade nas suas diversas componentes.
A estratégia do ISEC Lisboa para a qualidade assume, pois, como princípio nuclear subjacente, a visão partilhada da missão e objetivos do instituto, traduzida num plano de desenvolvimento estratégico e na sua operacionalização envolvendo todos os níveis da instituição.
São, consequentemente, elementos-chave para a definição e implementação da estratégia para a qualidade:
- O Plano de Desenvolvimento Estratégico 2017>2020, aprovado pelo Conselho de Direção em maio de 2017;
- O Plano da Qualidade que no plano operacional desenvolve o programa estratégico em planos concretos de ação, tanto a nível institucional como de unidades orgânicas e serviços;
- O Regulamento da Qualidade do ISEC Lisboa;
- Os Planos Anuais de Atividades;
- Balanços e Relatórios de Contas e de Atividades;
- O Manual da Qualidade;
- O Manual de Procedimentos e Regulamentos;
- O Política Científica do ISEC Lisboa;
Ainda no âmbito dos mecanismos internos de garantia da qualidade fazem parte da nossa praxis numa lógica de diagnóstico, autoavaliação e de melhoria contínua:
- As diferentes dimensões de avaliação interna sustentados em inquéritos pedagógicos, inquéritos de satisfação (clientes internos e externos), avaliação de resultados, etc.
- A recolha de feedback e a auscultação periódica de órgãos consultivos e de Stakeholders.
- Os resultados e sugestões efetuadas no âmbito dos processos de avaliação e auditorias externas;
- Os Relatórios de análise da informação recolhida.
- Os Planos de Mitigação e/ou Correção.
- Os Planos de difusão e replicação de Boas Práticas.
- Os Planos de Monitorização.
- Os Processos de revisão e atualização de procedimentos inerentes às práticas do SIGQ.
Numa lógica da promoção de uma cultura organizacional ancorada em padrões de Qualidade, no conjunto de procedimentos e ações envolvidas nas 4 etapas de cada ciclo (Planeamento/Execução/Verificação/Ação ou Correção) é sistematicamente envolvida toda a comunidade designadamente estudantes, docentes, funcionários, órgãos de gestão, órgãos colegiais do ISEC Lisboa, órgãos consultivos, diplomados, empregadores, parceiros externos, etc. com vários níveis de envolvimento em função da etapa ou procedimento em causa e cujo momento mais significativo assenta na intervenção do Conselho de Qualidade onde todas aquelas entidades estão representadas.
De acordo com o compromisso de uma comunicação clara e transparente toda a documentação relevante sobre as práticas e procedimentos referentes ao SIGQ são difundidos pela comunidade do ISEC Lisboa e os resultados dos processos de auscultação, avaliação (interna e externa) e/ou acreditação são publicitados no site da Instituição.
A política para a qualidade do ISEC Lisboa passa, pois, pela instauração de uma cultura organizacional de estímulo à motivação e envolvimento de toda a comunidade nos processos relativos à qualidade, com vista à interiorização de uma cultura de qualidade transversal a todas as atividades e projetos, em todas as áreas de intervenção do ISEC Lisboa, na qual a avaliação seja encarada como um elemento natural da atividade da instituição, na dupla perspetiva da melhoria contínua e de responsabilização.