UNIDADE CURRICULAR - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO
Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 1º Semestre
Código UC nº 63001
OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
É objetivo desta unidade curricular fornecer as ferramentas e as condições necessárias para que os formandos possam aperfeiçoar as suas competências no domínio da expressão oral e escrita, no que respeita ao uso correto e eficaz da língua portuguesa, que será fulcral para o seu bom desempenho profissional.
Após a frequência desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Falar e escrever com rigor e correção linguística, a nível ortográfico, gramatical, lexical e de pontuação;
- Conhecer a especificidade de diversos tipos de texto, sobretudo na área específica da sua formação, por forma a desenvolver capacidades para a sua produção e apreciação crítica;
- Comunicar oralmente de forma fluente, rigorosa e adequada às exigências de situações formais de comunicação.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. Aspetos críticos da expressão oral e escrita em português
1.1. Ortografia e pronúncia
1.2. Léxico
1.3. Flexão
1.4. Sintaxe
1.5 Pontuação
2. Expressão escrita
2.1. Coesão, coerência e adequação textual
2.2. Intenções e tipos de texto (informativo, argumentativo, administrativo)
2.3. Estilo e registo
3. Comunicação oral
3.1. Dinâmica e sucesso da comunicação
3.2. Técnicas para aperfeiçoar a comunicação oral
UNIDADE CURRICULAR - INGLÊS
Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 1º Semestre
Código UC nº 63003
OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Esta unidade curricular tem três objetivos:
- Garantir um conhecimento básico nas áreas de vocabulário e da estrutura da língua inglesa;
- Fornecer vocabulário específico desta área de estudos;
- Praticar estruturas gramaticais e frásicas relevantes para esta área de estudos.
- O estudante deverá desenvolver as seguintes competências:
- Participar, ouvindo e falando em diálogos típicos da sua área profissional
- Compreender textos e discursos orais relacionados com a área de estudos;
- Escrever textos sobre situações típicas da futura área profissional.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Área Vocabular
Vocabulário relevante para a área específica da gestão hoteleira, adquirido no estudo de textos e discursos sobre tópicos diversos, nomeadamente:
- marketing em turismo;
- transportes e viagens;
- alojamento;
- destinos;
- atrações e atividades.
Funcionamento da Língua
Estruturas gramaticais e padrões linguísticos relevantes, determinados pelas tarefas de compreensão oral e textual, de conversação e escrita e de reflexão sobre temas da área profissional, incluindo necessariamente os seguintes:
- diferenças de pronúncia e vocabulário entre o inglês britânico e o inglês norte-americano;
- uso de verbos nos tempos presente e passado;
- formas comparativas e superlativas dos adjetivos;
- frases interrogativas;
- verbos modais;
- conectores;
- "amigos falsos" (palavras cuja tradução literal pode ser enganadora).
UNIDADE CURRICULAR - GESTÃO DE EVENTOS
Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 2º Semestre
Código UC nº 63007
OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Cada vez mais é importante a organização de eventos como parte integrante da estratégia de marketing das empresas. O evento tem de proporcionar um impacto positivo, em que todas as partes envolventes ganham com o mesmo. A organização de eventos em Portugal tem crescido significativamente, mas com a trend dos budgets cada vez mais reduzidos, há que ser criativo e tomar medidas estratégicas.
O objetivo deste módulo é dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos sobre as diferentes componentes da organização e gestão de eventos nomeadamente identificar as fases de organização de eventos, recursos, meios e equipamentos necessários à organização dos eventos, tendo em conta o planeamento das respetivas atividades e as suas envolvente interna e externa e que os permita serem capazes de planear e executar, num curto espaço de tempo, as complexas tarefas inerentes a esta atividade.
- Identificar, analisar e avaliar o mercado dos eventos;
- Compreender a importância do marketing estratégico e planeamento em eventos;
- Dominar as várias fases de organização de Eventos;
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
- Introdução histórica ao turismo de eventos
- Definição de evento
- Impacto dos eventos (Político, Económico, cultural, social
- O que é a gestão de eventos.
- Tipologia e Classificação de Eventos
- A Meeting Industry: Tendências, estatísticas, organizações associadas e impacto económico nos destinos
- Fases do evento, publico alvo, calendarização, horário e local
- Planeamento de um Evento
- Planeamento Financeiro de Evento: preparação do orçamento; angariação de patrocínios e mecenato
- Casos práticos de orçamentação de Evento
- Protocolo, relações públicas e merchandising nos eventos
- Gestão de Fornecedores: Catering e audiovisuais, segurança e serviços obrigatórios, e a sinalética
- O Marketing de Eventos
- As Redes sociais nos eventos.
- Responsabilidade social e sustentabilidade nos eventos
- Realização de Evento (trabalho de grupo) junto da comunidade estudantil e eventuais convidados externos
UNIDADE CURRICULAR - GESTÃO DE COMPRAS
Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 2º Semestre
Código UC nº 63011
OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- No final os alunos deverão:
- Obter conhecimentos teóricos e práticos na área dos sistemas de aprovisionamento e gestão de stocks;
- Permitir o conhecimento dos vários processos de aquisição de bens e serviços;
- Conhecer os vários tipos de procedimento de aquisição e respetivos custos da operação;
- Assegurar o conhecimento de sistemas de inventariação;
- Assegurar conhecimentos de gestão do património;
- Definir uma política de Aprovisionamento e Gestão de Stocks adequada;
- Atuar em conformidade com as especificidades das empresas hoteleiras.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. LOGÍSTICA
- a. Introdução
- b. Atividades Logísticas em Hotelaria e Restauração
- c. Aprovisionamento
- d. Compras
- e. Fornecedores
- f. Aprovisionamento - Logística e Estratégia.
2. OS STOCKS E A FUNÇÃO APROVSIONAMENTO EM HOTELARIA E RESTAURAÇÃO
- a. Os Materiais e o Stock:
- b. Noções e Classificações.
- c. A Função Aprovisionamento;
- d. Importância do Aprovisionamento;
- e. Posição e Estruturação do Aprovisionamento na Empresa;
- f. Modalidades de Gestão de Aprovisionamento.
3. A GESTÃO E A ORGANIZAÇÃO FÍSICA DOS STOCKS
- a. Âmbito e Enquadramento Estrutural da Gestão Física dos Stocks
- b. Requisitos de uma Gestão Física dos Stocks Eficiente
- c. A Função Armazenagem: Âmbito e Princípios Gerais
- d. Classificação de Armazéns
- e. Armazém como Espaço Físico Organizado: Métodos e Técnicas
4. A GESTÃO E A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS STOCKS
- a. Âmbito e Enquadramento Estrutural da Gestão Administrativa dos Stocks
- b. Nomenclatura dos Materiais.
- c. Especificação dos Materiais
- d. Normalização de Variedades do Stocks
- e. Operações Básicas e Administrativas
5. A GESTÃO Económica DOS STOCKS
- a. Definição e Conceitos fundamentais
- b. Sistemas de GES e Métodos de Aprovisionamento
- c. Controlo da Gestão Económica dos Stock
6. A RECEPÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS MATERIAIS
- a. Âmbito e Enquadramento Estrutural da Receção dos Materiais
- b. Processo de Receção Quantitativa
- c. Processo de Receção Qualitativa
- d. Modelos Organizacionais e Funcionamento
7. A FUNÇÃO COMPRAS E A SUA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ADMINISTRATIVA
- a. Problema e os Dados da Compra
- b. Âmbito e Enquadramento Estrutural da Função Compras
- c. Políticas de Aprovisionamento e de Compras
- d. Fases do Processo de Compra Tradicional
- e. Organização e Tipos de Compras
- f. Gestão Administrativa de Compras
- g. Evolução e Progresso aa Função Compras
UNIDADE CURRICULAR - MARKETING E VENDAS
Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 2º Semestre
Código UC nº 63012
OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral:
- Dotar os alunos de uma visão global da importância do sector da Hotelaria e Turismo na Economia Portuguesa e a importância do Marketing como filosofia de Gestão, promoção e desenvolvimento da atividade.
- Pretende ainda dotar os alunos de conhecimentos de inovação dos mercados que permitam a adaptação de produtos a necessidades reais dos consumidores, conhecendo o perfil dos consumidores, os segmentos de mercado dos produtos e serviços e as técnicas para a definição das políticas de preços.
- Os alunos desenvolverão competências que Ilhes permitam analisar a indústria hoteleira e adaptar os produtos e serviços às necessidades do mercado e dos consumidores, definir estratégias globais de marketing, de marca, de posicionamento, de comunicação e de distribuição.
- Os alunos desenvolverão ainda competências comunicacionais e de negociação, trabalhando o seu perfil de competências pessoais no sentido de melhor conhecer e adaptar o perfil de vendedor.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
1. INTRODUÇÃO AO MARKETING
- Introdução
- Definição de Marketing
- Evolução do Conceito de Marketing
- As 4 Eras do Marketing
- O Marketing Tradicional e a visão Moderna
2. MARKETING
- O Marketing Estratégico e o Marketing Operacional.
- Características do marketing turístico
- Os 4 P do Marketing;
- Marketing de serviços e marketing de produtos;
- Noções de Marketing relacional e Marketing Digital;
3. PRODUTO E SERVIÇO
- Introdução
- Produto e serviço na Hotelaria e Restauração;
- Os cinco níveis do produto;
- O ciclo do Produto;
- Os vários tipos de serviços
- O Marketing Estratégico e o Marketing Operacional
4. O CONSUMIDOR
- 4.1. A pirâmide de Maslow (as necessidades humanas.
- 4.2. Os Perfis de Consumidor
- 4.3. A segmentação de mercado;
- 4.4. A segmentação o target e o posicionamento.
- 4.5. Noções de fidelização de clientes
5. PREÇO, PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E VENDA
- 5.1. Marketing Mix
- 5.2. O preço
- 5.3. Preço psicológico e preço de aceitação;
- 5.4. A concorrência de preços.
- 5.5. Distribuição Agências de viagens, centrais reserva, CRS;
- 5.6. Comunicação. Marca e sua imagem, promoção e vendas.
6. PERFIL 00 VENDEDOR
- 6.1 . Perfis Comunicacionais
- 6.2. Postura e Profissionalismo
- 6.3. Ética nas Vendas
- 6.4. Técnicas de Venda e Negociação
- 6.5. Gestão de Objetivos