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SSPD UNIVERSITAS/ISEC LISBOA

 

EVENTOS ISEC Lisboa | SEMINÁRIOS, CONFERÊNCIAS, WORKSHOPS

 

UNIDADE CURRICULAR - TÉCNICAS DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO

Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 1º Semestre 
Código UC nº 63001

OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

É objetivo desta unidade curricular fornecer as ferramentas e as condições necessárias para que os formandos possam aperfeiçoar as suas competências no domínio da expressão oral e escrita, no que respeita ao uso correto e eficaz da língua portuguesa, que será fulcral para o seu bom desempenho profissional.

Após a frequência desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

  • Falar e escrever com rigor e correção linguística, a nível ortográfico, gramatical, lexical e de pontuação;
  • Conhecer a especificidade de diversos tipos de texto, sobretudo na área específica da sua formação, por forma a desenvolver capacidades para a sua produção e apreciação crítica;
  • Comunicar oralmente de forma fluente, rigorosa e adequada às exigências de situações formais de comunicação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 

1. Aspetos críticos da expressão oral e escrita em português

1.1. Ortografia e pronúncia
1.2. Léxico
1.3. Flexão
1.4. Sintaxe
1.5 Pontuação

2. Expressão escrita

2.1. Coesão, coerência e adequação textual
2.2. Intenções e tipos de texto (informativo, argumentativo, administrativo)
2.3. Estilo e registo

3. Comunicação oral

3.1. Dinâmica e sucesso da comunicação
3.2. Técnicas para aperfeiçoar a comunicação oral



UNIDADE CURRICULAR - INGLÊS

Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 1º Semestre 
Código UC nº 63003

OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Esta unidade curricular tem três objetivos:

  • Garantir um conhecimento básico nas áreas de vocabulário e da estrutura da língua inglesa;
  • Fornecer vocabulário específico desta área de estudos;
  • Praticar estruturas gramaticais e frásicas relevantes para esta área de estudos.
  • O estudante deverá desenvolver as seguintes competências:
  • Participar, ouvindo e falando em diálogos típicos da sua área profissional
  • Compreender textos e discursos orais relacionados com a área de estudos;
  • Escrever textos sobre situações típicas da futura área profissional.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Área Vocabular

Vocabulário relevante para a área específica da gestão hoteleira, adquirido no estudo de textos e discursos sobre tópicos diversos, nomeadamente:

  • marketing em turismo; 
  • transportes e viagens; 
  • alojamento; 
  • destinos; 
  • atrações e atividades.

Funcionamento da Língua

Estruturas gramaticais e padrões linguísticos relevantes, determinados pelas tarefas de compreensão oral e textual, de conversação e escrita e de reflexão sobre temas da área profissional, incluindo necessariamente os seguintes:

  • diferenças de pronúncia e vocabulário entre o inglês britânico e o inglês norte-americano; 
  • uso de verbos nos tempos presente e passado; 
  • formas comparativas e superlativas dos adjetivos; 
  • frases interrogativas; 
  • verbos modais; 
  • conectores; 
  • "amigos falsos" (palavras cuja tradução literal pode ser enganadora).


UNIDADE CURRICULAR - GESTÃO DE EVENTOS

Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 2º Semestre 
Código UC nº 63007

OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Cada vez mais é importante a organização de eventos como parte integrante da estratégia de marketing das empresas. O evento tem de proporcionar um impacto positivo, em que todas as partes envolventes ganham com o mesmo. A organização de eventos em Portugal tem crescido significativamente, mas com a trend dos budgets cada vez mais reduzidos, há que ser criativo e tomar medidas estratégicas.

O objetivo deste módulo é dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos sobre as diferentes componentes da organização e gestão de eventos nomeadamente identificar as fases de organização de eventos, recursos, meios e equipamentos necessários à organização dos eventos, tendo em conta o planeamento das respetivas atividades e as suas envolvente interna e externa e que os permita serem capazes de planear e executar, num curto espaço de tempo, as complexas tarefas inerentes a esta atividade.

  • Identificar, analisar e avaliar o mercado dos eventos;
  • Compreender a importância do marketing estratégico e planeamento em eventos;
  • Dominar as várias fases de organização de Eventos;

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

  1. Introdução histórica ao turismo de eventos
  2. Definição de evento
  3. Impacto dos eventos (Político, Económico, cultural, social
  4. O que é a gestão de eventos.
  5. Tipologia e Classificação de Eventos
  6. A Meeting Industry: Tendências, estatísticas, organizações associadas e impacto económico nos destinos
  7. Fases do evento, publico alvo, calendarização, horário e local
  8. Planeamento de um Evento
  9. Planeamento Financeiro de Evento: preparação do orçamento; angariação de patrocínios e mecenato
  10. Casos práticos de orçamentação de Evento
  11. Protocolo, relações públicas e merchandising nos eventos
  12. Gestão de Fornecedores: Catering e audiovisuais, segurança e serviços obrigatórios, e a sinalética
  13. O Marketing de Eventos
  14. As Redes sociais nos eventos.
  15. Responsabilidade social e sustentabilidade nos eventos
  16. Realização de Evento (trabalho de grupo) junto da comunidade estudantil e eventuais convidados externos


UNIDADE CURRICULAR - GESTÃO DE COMPRAS

Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 2º Semestre 
Código UC nº 63011

OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

  • No final os alunos deverão:
  • Obter conhecimentos teóricos e práticos na área dos sistemas de aprovisionamento e gestão de stocks;
  • Permitir o conhecimento dos vários processos de aquisição de bens e serviços;
  • Conhecer os vários tipos de procedimento de aquisição e respetivos custos da operação;
  • Assegurar o conhecimento de sistemas de inventariação;
  • Assegurar conhecimentos de gestão do património;
  • Definir uma política de Aprovisionamento e Gestão de Stocks adequada;
  • Atuar em conformidade com as especificidades das empresas hoteleiras.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. LOGÍSTICA

  • a. Introdução
  • b. Atividades Logísticas em Hotelaria e Restauração
  • c. Aprovisionamento
  • d. Compras
  • e. Fornecedores
  • f. Aprovisionamento - Logística e Estratégia.

2. OS STOCKS E A FUNÇÃO APROVSIONAMENTO EM HOTELARIA E RESTAURAÇÃO

  • a. Os Materiais e o Stock:
  • b. Noções e Classificações.
  • c. A Função Aprovisionamento;
  • d. Importância do Aprovisionamento;
  • e. Posição e Estruturação do Aprovisionamento na Empresa;
  • f. Modalidades de Gestão de Aprovisionamento.

3. A GESTÃO E A ORGANIZAÇÃO FÍSICA DOS STOCKS

  • a. Âmbito e Enquadramento Estrutural da Gestão Física dos Stocks
  • b. Requisitos de uma Gestão Física dos Stocks Eficiente
  • c. A Função Armazenagem: Âmbito e Princípios Gerais
  • d. Classificação de Armazéns
  • e. Armazém como Espaço Físico Organizado: Métodos e Técnicas

4. A GESTÃO E A ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DOS STOCKS

  • a. Âmbito e Enquadramento Estrutural da Gestão Administrativa dos Stocks
  • b. Nomenclatura dos Materiais.
  • c. Especificação dos Materiais
  • d. Normalização de Variedades do Stocks
  • e. Operações Básicas e Administrativas

5. A GESTÃO Económica DOS STOCKS

  • a. Definição e Conceitos fundamentais
  • b. Sistemas de GES e Métodos de Aprovisionamento
  • c. Controlo da Gestão Económica dos Stock

6. A RECEPÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA DOS MATERIAIS

  • a. Âmbito e Enquadramento Estrutural da Receção dos Materiais
  • b. Processo de Receção Quantitativa
  • c. Processo de Receção Qualitativa
  • d. Modelos Organizacionais e Funcionamento

7. A FUNÇÃO COMPRAS E A SUA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ADMINISTRATIVA

  • a. Problema e os Dados da Compra
  • b. Âmbito e Enquadramento Estrutural da Função Compras
  • c. Políticas de Aprovisionamento e de Compras
  • d. Fases do Processo de Compra Tradicional
  • e. Organização e Tipos de Compras
  • f. Gestão Administrativa de Compras
  • g. Evolução e Progresso aa Função Compras

 


UNIDADE CURRICULAR - MARKETING E VENDAS

Ano letivo: 2020 / 2021
1º Ano – 2º Semestre 
Código UC nº 63012

OBJETIVO DA UNIDADE CURRICULAR E COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Esta Unidade Curricular tem como objetivo geral:

  • Dotar os alunos de uma visão global da importância do sector da Hotelaria e Turismo na Economia Portuguesa e a importância do Marketing como filosofia de Gestão, promoção e desenvolvimento da atividade.
  • Pretende ainda dotar os alunos de conhecimentos de inovação dos mercados que permitam a adaptação de produtos a necessidades reais dos consumidores, conhecendo o perfil dos consumidores, os segmentos de mercado dos produtos e serviços e as técnicas para a definição das políticas de preços.
  • Os alunos desenvolverão competências que Ilhes permitam analisar a indústria hoteleira e adaptar os produtos e serviços às necessidades do mercado e dos consumidores, definir estratégias globais de marketing, de marca, de posicionamento, de comunicação e de distribuição.
  • Os alunos desenvolverão ainda competências comunicacionais e de negociação, trabalhando o seu perfil de competências pessoais no sentido de melhor conhecer e adaptar o perfil de vendedor.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

1. INTRODUÇÃO AO MARKETING

  • Introdução
  • Definição de Marketing
  • Evolução do Conceito de Marketing
  • As 4 Eras do Marketing
  • O Marketing Tradicional e a visão Moderna

2. MARKETING

  • O Marketing Estratégico e o Marketing Operacional.
  • Características do marketing turístico
  • Os 4 P do Marketing;
  • Marketing de serviços e marketing de produtos;
  • Noções de Marketing relacional e Marketing Digital;

3. PRODUTO E SERVIÇO

  • Introdução
  • Produto e serviço na Hotelaria e Restauração;
  • Os cinco níveis do produto;
  • O ciclo do Produto;
  • Os vários tipos de serviços
  • O Marketing Estratégico e o Marketing Operacional

4. O CONSUMIDOR

  • 4.1. A pirâmide de Maslow (as necessidades humanas.
  • 4.2. Os Perfis de Consumidor
  • 4.3. A segmentação de mercado;
  • 4.4. A segmentação o target e o posicionamento.
  • 4.5. Noções de fidelização de clientes

5. PREÇO, PROMOÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E VENDA

  • 5.1. Marketing Mix
  • 5.2. O preço
  • 5.3. Preço psicológico e preço de aceitação;
  • 5.4. A concorrência de preços.
  • 5.5. Distribuição Agências de viagens, centrais reserva, CRS;
  • 5.6. Comunicação. Marca e sua imagem, promoção e vendas.

6. PERFIL 00 VENDEDOR

  • 6.1 . Perfis Comunicacionais
  • 6.2. Postura e Profissionalismo
  • 6.3. Ética nas Vendas
  • 6.4. Técnicas de Venda e Negociação
  • 6.5. Gestão de Objetivos

ACREDITAÇÕES. CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS EXTERNOS