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O segundo dia do evento Os Encontros de Proteção Civil’22 organizado pela Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do ISEC Lisboa e pelo Observatório de Proteção Civil & Safety do ISEC Lisboa, decorreu no dia 29 de março e foi preenchido com as Jornadas Nacionais dos Serviços Municipais de Proteção Civil, superiormente coordenadas pelo Professor Doutor Manuel João Ribeiro.
A abertura contou com o Doutor Manuel João Ribeiro, docente do ISEC Lisboa e com o Engenheiro Paulo Gil Martins, Diretor da Escola de Engenharia, Gestão e Aeronáutica, que salientou que “todos temos direitos na Proteção Civil”. GCI | Abril 2022 |
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Os Encontros de Proteção Civil’22 foram organizados pela Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica do ISEC Lisboa e pelo Observatório de Proteção Civil & Safety do ISEC Lisboa. Decorreram, simultaneamente, no Campus do Lumiar e online, nos passados dias 28, 29, 30 e 31 de março, onde se debateu a atualidade do setor da proteção civil.No dia 28 de março, primeiro dia do evento, esteve em cima da mesa o tema "Alterações Climáticas - Acreditar num Planeta Sustentável" durante a 4th Annual Conference on Civil Protection & Science, sob a coordenação do Engenheiro Paulo Gil Martins. GCI | Abril 2022 |
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CICLO DE SEMINÁRIOS DE FORMAÇÃO EM E@D - SESSÃO 4, DIRIGIDA PELA PROFESSORA DOUTORA FILOMENA SOARES |
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No passado dia 15 de março, pelas 17h30 decorreu, via Zoom, a 4ª sessão com o tema "Flipped Classroom - Ferramentas, Processos e Estratégias'', dinamizada pela Professora Doutora Filomena Soares, docente no Instituto Politécnico do Porto. |
Com este método pretende-se capacitar os alunos para a aquisição de conhecimentos básicos fora da sala de aula, tornando o regime presencial de ensino dedicado sobretudo a atividades ou resolução de problemas, assegurando uma maior autonomia aos estudantes no seu processo de aprendizagem. Um dos vários exemplos apresentados foi o Projecto MatAtiva, o qual visa apoiar e melhorar a educação matemática através de uma plataforma de aprendizagem online, que permite ao estudante aprender ao seu ritmo. De acordo com a autora, isto permite considerar as diferenças no tempo de aprendizagem, garantindo que todos têm uma oportunidade justa de aprender, através do ritmo que lhes é mais conveniente. Foram discutidas as várias vantagens do Método de ensino Invertido, que, de acordo com a autora, possibilita ao aluno a revisão dos conteúdos pedagógicos independentemente da hora e local de acesso, assim como permite tirar partido do tempo em aula para o desenvolvimento de atividades colaborativas e envolventes, sempre na companhia de um docente. Contudo, foi referido que estas vantagens não estão isentas de desafios, que decorrem do próprio método de ensino, que necessita de tempo para a planificação dos materiais para garantir uma lógica mais interativa, mas também de fatores inerentes às tecnologias de suporte, como acesso físico a computador e internet de banda larga estável. Este debate permitiu abrir portas à discussão de um tema muito atual, oferecendo novas perspectivas sobre como a tecnologia pode apoiar o processo pedagógico e ir ao encontro das necessidades, sempre em mudança, do sistema educativo. |
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Realizou-se, dia 17 de março, no auditório Hélder Pita, a Palestra subordinada ao tema: “Do Talento à Empregabilidade”, que teve como keynote speaker o Dr. Vítor Moura Pinheiro da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), uma iniciativa da responsabilidade do Gabinete de Inserção Profissional do ISEC Lisboa.
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O Banco Mundial convidou o Professor Engenheiro Paulo Gil Martins, Diretor da Escola de Gestão, Engenharia e Aeronáutica para Senior Civil Protection and Disaster Communication Consultant para Moçambique.Esta consultoria tem como objetivos fornecer Assistência Técnica ao INGD – Instituto Nacional de Gestão de Catástrofes, com vista ao fortalecimento das capacidades de preparação e comunicação de avisos prévios e alertas de fenómenos hidrometeorológicos extremos, nomeadamente de cheias e ciclones e a capacitação dos Oficiais de Informação do CENOE – Centro Nacional de Operações de Emergência, do INAM – Instituto Nacional de Meteorologia e da DNGRH – Direção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos e ainda de outros sectores relevantes, nos níveis nacional, provinciais, distritais e locais. Esta capacitação prolonga-se por todo o ano de 2022 quer utilizando modelos avançados de ensino através de ferramentas digitais, quer utilizando modelos de formação presencial. |